A empresa chinesa de smartphones Oppo anunciou o lançamento de um sistema de computação em nuvem privado, chamado Private Computing Cloud, em parceria com o Google. O novo sistema utiliza o software de Confidential Computing da gigante americana, que emprega criptografia para proteger os dados dos usuários, garantindo que informações sensíveis, como buscas na internet […]
A empresa chinesa de smartphones Oppo anunciou o lançamento de um sistema de computação em nuvem privado, chamado Private Computing Cloud, em parceria com o Google. O novo sistema utiliza o software de Confidential Computing da gigante americana, que emprega criptografia para proteger os dados dos usuários, garantindo que informações sensíveis, como buscas na internet e chamadas privadas, não sejam acessíveis à Oppo para treinamento de suas ferramentas de inteligência artificial (IA).
Esse movimento da Oppo reflete uma estratégia semelhante à da Apple, que lançou o Private Cloud Compute no ano passado, um sistema voltado para o processamento privado de IA. A Oppo já colabora com o Google, utilizando os modelos de fundação Gemini para suas funcionalidades de IA. A nova solução de privacidade da Oppo será integrada a recursos como gravação e resumo de chamadas, busca e geração de imagens, com a expectativa de que o modelo de IA Gemini 2.0 seja incorporado em breve.
De acordo com a Counterpoint Research, a Oppo é a sexta maior fabricante de smartphones na China, com uma participação de mercado de 14% no primeiro trimestre de 2024. Ben Wood, analista-chefe da CCS Insight, comentou que a preocupação com a privacidade em relação à IA é crescente, especialmente entre fabricantes chineses, e que essa iniciativa pode ajudar a Oppo a se estabelecer no mercado de smartphones com IA.
Além do sistema de privacidade, a Oppo também anunciou novas funcionalidades de IA, como tradução de chamadas e transcrição de voz, além de integrar o Gemini em seus aplicativos de Notas, Calendário e Relógio. A empresa planeja expandir suas funcionalidades de IA para 100 milhões de usuários até o final de 2025, dobrando sua meta de 50 milhões para 2024.
Entre na conversa da comunidade