O governo do Distrito Federal planeja finalizar a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) até o final de 2025. O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que o projeto será enviado à Câmara Legislativa do DF (CLDF) em junho, destacando sua importância para a gestão pública. Ele afirmou que a proposta é uma das […]
O governo do Distrito Federal planeja finalizar a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) até o final de 2025. O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que o projeto será enviado à Câmara Legislativa do DF (CLDF) em junho, destacando sua importância para a gestão pública. Ele afirmou que a proposta é uma das mais significativas a serem apresentadas neste ano, com a expectativa de que os distritais analisem e votem até novembro.
Ibaneis também mencionou que o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Vaz, foi instruído a envolver os parlamentares desde o início da elaboração do projeto. O envio da proposta já foi acordado com o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), que priorizará a discussão no segundo semestre. A revisão do PDOT é considerada uma prioridade, visto que a última atualização ocorreu em 2009.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) iniciou o processo de revisão com uma audiência pública em junho do ano passado. Atualmente, o foco está na apresentação de propostas pela comunidade, que são essenciais para moldar o novo plano. O PDOT é fundamental, pois estabelece diretrizes para o uso do solo nas áreas urbanas e rurais do DF, incluindo zonas ambientalmente sensíveis e locais destinados à moradia e indústria.
Historicamente, o PDOT de 2009 foi precedido pelo plano de 1997, que por sua vez unificou diretrizes de planos anteriores, datados de 1986, 1985 e 1977. A revisão atual busca modernizar e adequar as normas às necessidades contemporâneas da população do Distrito Federal.
Entre na conversa da comunidade