15 de jul 2025
Policial britânica é condenada a quatro anos por vazar dados a criminoso
Policial britânica Lorna Pennycook é condenada a quatro anos de prisão por vazar informações confidenciais a parceiro criminoso.

Lorna Pennycook passou informações policiais confidenciais para seu namorado Anthony Kennedy entre 2017 e 2021 (Foto: Reprodução/CPS)
Ouvir a notícia:
Policial britânica é condenada a quatro anos por vazar dados a criminoso
Ouvir a notícia
Policial britânica é condenada a quatro anos por vazar dados a criminoso - Policial britânica é condenada a quatro anos por vazar dados a criminoso
Uma policial britânica, Lorna Pennycook, foi banida da corporação e condenada a quatro anos de prisão por repassar informações confidenciais a seu parceiro criminoso, Anthony Kennedy. A ex-integrante da Polícia de West Midlands acessou ilegalmente os sistemas da corporação mais de 200 vezes entre agosto de 2017 e fevereiro de 2021, enquanto atuava no combate a gangues e crimes organizados.
O relatório do Departamento de Padrões Profissionais da polícia britânica classificou as ações de Pennycook como "má conduta grave". Ela utilizou seu acesso privilegiado para obter dados sobre investigações, registros de suspeitos e detalhes de vítimas, que foram compartilhados com Kennedy, envolvido em crimes como roubo de caminhões. A ex-policial, que ingressou na corporação em 2009 e foi promovida a sargento interina em 2020, foi presa em abril de 2021.
Detalhes do Caso
Durante o julgamento, Pennycook tentou transferir parte da responsabilidade para Kennedy, alegando que agia sob pressão. O tribunal revelou que Kennedy, com 43 anos, tinha um extenso histórico criminal, incluindo 18 condenações por 41 crimes. Ele havia sido preso anteriormente por um sequestro de carga e também foi condenado a quatro anos de reclusão por auxiliar na prática de má conduta em cargo público.
Pennycook admitiu as acusações e, em uma carta a um assistente social, reconheceu seu "erro grave" e pediu desculpas à corporação e ao público. Apesar disso, suas ações foram consideradas calculadas e deliberadas, com o objetivo de fortalecer seu relacionamento com um criminoso conhecido. O caso destaca a vulnerabilidade de sistemas de segurança e a necessidade de rigor na supervisão de agentes da lei.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.