15 de jul 2025
PT denuncia censura da Prefeitura de SP ao barrar show em apoio à Palestina
A Prefeitura de São Paulo encerrou show da banda Sophia Chablau, gerando acusações de censura e protestos por liberdade de expressão.

A banda Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo exibe telão com a mensagem 'Palestina livre' durante show na praça do Patriarca, em São Paulo (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
PT denuncia censura da Prefeitura de SP ao barrar show em apoio à Palestina
Ouvir a notícia
PT denuncia censura da Prefeitura de SP ao barrar show em apoio à Palestina - PT denuncia censura da Prefeitura de SP ao barrar show em apoio à Palestina
A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo foi alvo de polêmica durante sua apresentação na Semana do Rock, evento gratuito promovido pela Prefeitura de São Paulo. O show, realizado na Praça do Patriarca, foi interrompido antes do previsto, gerando acusações de censura.
A Prefeitura cortou o telão que exibia uma mensagem pró-Palestina e desligou o microfone da vocalista, ações que foram criticadas pelo Núcleo Palestina do PT. Em nota, o grupo afirmou que a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) desrespeitou a liberdade de expressão e a arte, além de ignorar a opinião de mais de 6 milhões de árabes que residem na cidade.
A Secretaria Municipal de Cultura, por sua vez, defendeu a interrupção, alegando que as manifestações feriam cláusulas contratuais e continham ofensas a terceiros. No entanto, a banda contestou essa afirmação, afirmando que o contrato não proíbe manifestações políticas. Um trecho do contrato, obtido pela Folha, indica que a responsabilidade por manifestações é dos artistas.
O Núcleo Palestina do PT destacou que apoiar a Palestina é um direito fundamental em qualquer democracia e que a censura não deve ser tolerada. O grupo exigiu uma retratação pública do prefeito e do secretário de Cultura, Totó Parente (MDB), comprometendo-se com a liberdade de expressão em eventos municipais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.