14 de jul 2025
Cognition adquire startup de IA Windsurf após saída de CEO para o Google
Cognition fortalece sua posição no mercado de IA com a aquisição da Windsurf, garantindo benefícios financeiros e respeito aos novos colaboradores.

Um homem é visto segurando um smartphone com o logotipo da empresa americana de inteligência artificial Cognition AI Inc. em frente a um site. (Foto: Timon Schneider | SOPA Images | Sipa USA | AP)
Ouvir a notícia:
Cognition adquire startup de IA Windsurf após saída de CEO para o Google
Ouvir a notícia
Cognition adquire startup de IA Windsurf após saída de CEO para o Google - Cognition adquire startup de IA Windsurf após saída de CEO para o Google
A startup de inteligência artificial Cognition anunciou a aquisição da Windsurf, uma empresa de codificação em IA, após a recente saída de seu CEO, Varun Mohan, para o Google. O anúncio foi feito na segunda-feira, mas os termos financeiros da transação não foram revelados.
A aquisição inclui a propriedade intelectual, produtos, marca e talentos da Windsurf. Essa movimentação ocorre em um cenário de intensa competição por talentos em IA, onde gigantes como Google e OpenAI disputam os melhores profissionais. Recentemente, a OpenAI havia negociado a compra da Windsurf por cerca de US$ 3 bilhões, mas o acordo não se concretizou.
Cognition, que já levantou centenas de milhões de dólares e possui uma avaliação próxima a US$ 4 bilhões, é conhecida por seu agente de codificação em IA, Devin, que auxilia engenheiros na criação de software. O CEO da Cognition, Scott Wu, garantiu em um comunicado que todos os funcionários da Windsurf serão tratados com transparência e respeito durante a transição.
Além disso, Wu afirmou que todos os colaboradores da Windsurf participarão financeiramente do acordo, com a eliminação de barreiras de vesting para seu trabalho anterior e a aceleração do vesting para suas ações. A aquisição visa consolidar a equipe e fortalecer a posição da Cognition no mercado de IA.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.