14 de jul 2025
Dólar em queda global é comparado a bolha que pode estourar, afirma HSBC
Estrategistas do HSBC alertam para riscos de reversão na desvalorização do dólar, indicando uma possível bolha anti dólar em formação.

Dólar (Foto: Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Dólar em queda global é comparado a bolha que pode estourar, afirma HSBC
Ouvir a notícia
Dólar em queda global é comparado a bolha que pode estourar, afirma HSBC - Dólar em queda global é comparado a bolha que pode estourar, afirma HSBC
O dólar americano está enfrentando uma desvalorização significativa, com o Índice Bloomberg Dollar Spot caindo mais de 8% em 2023. Essa queda reflete incertezas nas políticas dos EUA e levanta questões sobre a estabilidade da moeda como reserva global.
Estrategistas do HSBC alertam que a venda intensa do dólar pode estar criando uma "bolha anti-dólar", com características de "espumantes". Eles indicam que, embora a fraqueza da moeda possa persistir, os riscos de uma reversão estão aumentando. A análise sugere que os operadores estão extrapolando a atual queda do dólar para prever seu desempenho futuro, o que é um sinal de comportamento típico de bolha.
O HSBC observa que a recente desvalorização do dólar é um fenômeno oposto ao que se viu anteriormente, quando uma bolha do dólar era evidente. Os estrategistas, liderados por Paul Mackel, afirmam que o fundo do poço para o dólar pode não estar longe, dado o aumento das vendas e a incerteza política nos EUA.
A previsão é de que a fraqueza do dólar continue, mas os argumentos para uma queda mais acentuada se tornaram excessivamente unilaterais. A incerteza em relação às políticas dos EUA, especialmente após a implementação caótica de tarifas, tem corroído o status de refúgio do dólar. No entanto, a possibilidade de um retorno a uma correlação mais convencional entre o dólar e os rendimentos dos EUA pode sinalizar uma estabilização.
Os estrategistas também destacam que a queda do dólar pode se intensificar se a incerteza política nos EUA se agravar ou se a economia global acelerar. Embora esses cenários não sejam a previsão principal do banco, eles ressaltam a importância de estar ciente dos riscos que podem marcar o fim da atual tendência de desvalorização.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.