15 de jul 2025
Banco Popular da China injetará RMB 1,4 trilhão em liquidez em julho
Banco Popular da China aumenta injeção de liquidez em RMB 1,4 trilhões para estabilizar o sistema financeiro e apoiar o crescimento econômico.

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Banco Popular da China injetará RMB 1,4 trilhão em liquidez em julho
Ouvir a notícia
Banco Popular da China injetará RMB 1,4 trilhão em liquidez em julho - Banco Popular da China injetará RMB 1,4 trilhão em liquidez em julho
Na última segunda-feira, 15 de julho, o Banco Popular da China (PBoC) injetou RMB 1,4 trilhões no sistema financeiro, por meio de uma operação de recompra. Essa ação, que substitui operações anteriores, visa assegurar a liquidez necessária para o funcionamento do mercado.
O PBoC destacou que a medida é essencial para manter a estabilidade financeira do país. A operação foi realizada através de um leilão de taxa fixa, com prazos de 91 e 182 dias. Desses, RMB 800 bilhões têm vencimento em 91 dias e RMB 600 bilhões em 182 dias. Essa injeção líquida de RMB 200 bilhões é equivalente ao valor injetado em junho, quando o banco central também adotou medidas semelhantes.
Estratégia Monetária
Além da recompra, o PBoC conduziu uma operação reversa de 7 dias, totalizando RMB 342,5 bilhões, mantendo a taxa de juros em 1,40%. O vice-presidente do banco, Zou Lan, reiterou a política monetária expansionista, afirmando que a instituição continuará a calibrar suas ações para alinhar a expansão do crédito com as metas de crescimento econômico e controle de preços.
Essas iniciativas refletem os esforços do PBoC para garantir que o sistema financeiro da China opere de forma eficiente, mesmo diante de desafios econômicos globais e internos. A injeção de liquidez é uma estratégia contínua para apoiar o crescimento econômico e assegurar que o mercado permaneça estável.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.