15 de jul 2025
EUA aceleram esforços para garantir acesso a minerais críticos e reduzir dependência da China
Pentágono investe na MP Materials para aumentar a produção de terras raras e diminuir a dependência da China em setores críticos.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
EUA aceleram esforços para garantir acesso a minerais críticos e reduzir dependência da China
Ouvir a notícia
EUA aceleram esforços para garantir acesso a minerais críticos e reduzir dependência da China - EUA aceleram esforços para garantir acesso a minerais críticos e reduzir dependência da China
O Pentágono anunciou a aquisição de uma participação na MP Materials, a única mineradora de terras raras dos Estados Unidos, localizada em Mountain Pass, Califórnia. Essa iniciativa visa fortalecer a produção interna e reduzir a dependência do país em relação à China, que atualmente controla cerca de 70% das importações de terras raras, essenciais para diversas indústrias, incluindo a militar.
A compra torna o governo dos EUA o maior acionista da MP Materials, que também possui uma planta de ímãs em Fort Worth, Texas. Um representante do Departamento de Defesa afirmou que o objetivo é acelerar a produção de minerais críticos e diversificar as fontes de suprimento. "Rebuilding the critical minerals and rare earth magnet sectors of the U.S. industrial base won't happen overnight", declarou o oficial.
Os ímãs de terras raras são fundamentais para a fabricação de equipamentos militares, como o caça F-35, drones e submarinos. A dependência dos EUA de fornecedores estrangeiros, especialmente da China, tem gerado preocupações crescentes sobre a segurança nacional. O investimento do Pentágono pode abrir portas para futuras aquisições em outras empresas de mineração, reforçando a estratégia de independência em relação a Pequim.
Além disso, o Secretário do Interior, Doug Burgum, mencionou que o governo está considerando investimentos diretos em mineradoras de minerais críticos para quebrar a dominação chinesa. A administração anterior já havia sinalizado a necessidade de reduzir essa vulnerabilidade, e a atual parece seguir essa linha de ação. O investimento total do Departamento de Defesa em cadeias de suprimento de minerais críticos já soma 540 milhões de dólares até o momento.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.