Breaking News

15 de jul 2025

Uso de dinheiro em espécie cai com a popularização do Pix, aponta estudo do Google

O uso de dinheiro em espécie no Brasil despencou para 6%, enquanto 93% da população adulta adota o Pix como principal meio de pagamento.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Uso de dinheiro em espécie cai com a popularização do Pix, aponta estudo do Google - Uso de dinheiro em espécie cai com a popularização do Pix, aponta estudo do Google

0:000:00

O uso de dinheiro em espécie no Brasil caiu drasticamente, com apenas 6% da população utilizando cédulas e moedas com frequência em 2024, uma redução significativa em relação aos 43% registrados em 2019. A pesquisa “Pagamentos em Transformação: Do Dinheiro ao Código”, realizada pelo Google, revela que 93% dos adultos agora utilizam o sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, que se consolidou como a principal forma de transação no país.

Desde o seu lançamento em 2020, o Pix não apenas facilitou as transações, mas também impulsionou a bancarização, aumentando o número de brasileiros com contas bancárias de 179 milhões para 200 milhões até 2025. Thais Melendez, líder de insights do Google Brasil, destaca que a pandemia e o auxílio emergencial foram fatores cruciais para essa mudança, pois incentivaram a abertura de contas digitais.

Crescimento do Pix e Cartão de Crédito

O estudo aponta um aumento de 53% no valor das transações de pessoas para negócios via Pix entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. Apesar do crescimento do Pix, o cartão de crédito continua a ser uma opção popular, especialmente entre as classes de alta renda. Gustavo Pena, head de indústria do Google Brasil, explica que o cartão oferece vantagens como limites de crédito e programas de recompensas, que atraem muitos consumidores.

A pesquisa revela que 58% dos entrevistados afirmam ter utilizado mais o cartão de crédito nos últimos anos, com 20% citando programas de recompensa como um fator motivador. Entre a classe A, 36% dos respondentes mencionaram que os benefícios influenciaram seu uso do cartão, enquanto 31% das classes D e E destacaram o aumento de limite como um fator importante.

Diversificação de Cartões

Os dados mostram que 62% da população possui mais de um cartão de crédito, sendo que 35% têm dois. Entre as classes A e B, 79% dos indivíduos possuem pelo menos um cartão. Melendez observa que a quantidade de cartões tende a aumentar conforme a renda do consumidor cresce, refletindo uma mudança significativa no comportamento financeiro da população brasileira.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela