15 de jul 2025
Colonos intensificam violência em Taybeh, a única cidade cristã de Palestina
Colonos judeus intensificam ataques em Taybeh, ameaçando a herança cristã e gerando apelos por proteção internacional urgente.
Religiosos, nesta segunda-feira, diante da área queimada por colonos judeus perto da Igreja de San Jorge em Taybeh (Cisjordânia). (Foto: Luis de Vega)
Ouvir a notícia:
Colonos intensificam violência em Taybeh, a única cidade cristã de Palestina
Ouvir a notícia
Colonos intensificam violência em Taybeh, a única cidade cristã de Palestina - Colonos intensificam violência em Taybeh, a única cidade cristã de Palestina
Recentes ataques de colonos judeus em Taybeh, uma localidade cristã na Cisjordânia, têm gerado preocupação entre a população local e a comunidade internacional. Os ataques, que incluem incêndios em locais históricos, resultaram em mortes e um apelo por proteção. Taybeh, que abriga a única população cristã 100% da região, já enfrentava tensões entre colonos e palestinos, mas a escalada recente é alarmante.
No dia 7 de julho, os colonos atacaram a igreja de San Jorge, do século V, e o cemitério bizantino adjacente, incendiando o local. Esses atos são vistos como uma tentativa de apagar a herança cristã palestina, segundo a ONG de direitos humanos Balasan. O ex-prefeito David Khouri relatou que os colonos já se apropriaram de cerca de 25% das terras cultiváveis de Taybeh, principalmente oliveiras.
A situação levou líderes religiosos e diplomáticos a se mobilizarem em solidariedade à comunidade. Uma delegação, incluindo representantes da Igreja Ortodoxa e da Igreja Católica, visitou Taybeh para expressar apoio e exigir ação internacional. O padre Bashar Fawadleh, da igreja local, pediu o fim imediato dos ataques e a responsabilização dos agressores, conforme a Convenção de Genebra.
A comunidade, composta por aproximadamente 1.300 pessoas, enfrenta não apenas a violência, mas também dificuldades econômicas. A falta de acesso às terras e a restrição de empregos em Israel, agravadas pela guerra em Gaza, têm levado muitos a considerar a emigração. Khouri destacou que a nova estratégia dos colonos envolve a ocupação de colinas ao redor, dificultando o acesso às terras.
A criação de uma nova unidade de polícia para colonos, anunciada pelo governo israelense, intensifica as preocupações sobre um plano deliberado de deslocamento forçado da população palestina. A comunidade cristã em Taybeh se vê como a última linha de defesa da presença cristã na terra de Jesus, enfrentando um futuro incerto em meio a um cenário de crescente violência e desamparo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.