Breaking News

14 de jul 2025

Trio de pinguins diverte banhistas na Praia de Itaipu, em Niterói; assista ao vídeo

Pinguins de magalhães aparecem em praias fluminenses; animais debilitados e mortos levantam alerta sobre a situação crítica da espécie.

Pinguins apareceram na Praia de Itaipu, em Niterói, na manhã desta segunda-feira (14) (Foto: Reprodução da internet)

Pinguins apareceram na Praia de Itaipu, em Niterói, na manhã desta segunda-feira (14) (Foto: Reprodução da internet)

Ouvir a notícia

Trio de pinguins diverte banhistas na Praia de Itaipu, em Niterói; assista ao vídeo - Trio de pinguins diverte banhistas na Praia de Itaipu, em Niterói; assista ao vídeo

0:000:00

Quem esteve na praia de Itaipu, em Niterói, na manhã de segunda-feira, 14 de agosto, se deparou com uma cena inusitada: três pinguins-de-magalhães nadavam próximos à areia, atraindo a atenção dos banhistas. O avistamento rapidamente se espalhou pelas redes sociais, levando outros internautas a relatar avistamentos em Camboinhas e na Praia do Arpoador.

A presença desses pinguins nas praias fluminenses é comum durante o inverno, quando migrantes da Patagônia buscam águas mais quentes e alimento. O biólogo marinho Ricardo Gomes explica que, em algumas situações, os pinguins podem se desorientar e se aproximar da costa involuntariamente. Em outros casos, chegam debilitados, arrastados pela correnteza.

Situação Crítica

Recentemente, um pinguim foi encontrado na Praia do Arpoador com sinais de hipotermia e foi encaminhado para reabilitação na unidade do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) em Botafogo. Na mesma semana, quatro pinguins foram encontrados mortos na Praia da Reserva, entre a Barra da Tijuca e o Recreio. Esses animais foram recolhidos pelo PMP e passarão por autópsia.

Suellem Santiago, coordenadora da Econservation, que executa o PMP, alerta que frequentemente esses pinguins chegam debilitados, com baixa reserva de gordura e em estado de exaustão, o que pode levar à morte. A orientação para quem encontrar um pinguim na areia é não se aproximar e acionar o PMP pelo telefone 0800-999-5151.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela