15 de jul 2025
Westinghouse anuncia construção de 10 reatores nucleares nos EUA
Westinghouse planeja construir 10 reatores nucleares até 2030, prometendo transformar a economia e integrar inteligência artificial na construção.

Usina Nuclear de Vogtle em Waynesboro, GA, 15 de agosto de 2024. (Foto: Van Applegate | CNBC)
Ouvir a notícia:
Westinghouse anuncia construção de 10 reatores nucleares nos EUA
Ouvir a notícia
Westinghouse anuncia construção de 10 reatores nucleares nos EUA - Westinghouse anuncia construção de 10 reatores nucleares nos EUA
A Westinghouse anunciou planos ambiciosos para construir 10 reatores nucleares AP1000 nos Estados Unidos até 2030. O projeto, apresentado pelo CEO interino Dan Sumner durante uma reunião com o presidente Donald Trump em Pittsburgh, promete gerar um impacto econômico de 75 bilhões de dólares em todo o país e 6 bilhões de dólares apenas na Pensilvânia.
Os reatores AP1000 têm capacidade para fornecer eletricidade a mais de 750 mil residências. A proposta foi discutida em um evento sobre energia e inteligência artificial na Universidade Carnegie Mellon, onde líderes do setor anunciaram investimentos superiores a 90 bilhões de dólares em infraestrutura de energia e centros de dados.
Trump, que já havia emitido ordens executivas para aumentar a capacidade nuclear dos EUA, expressou apoio à construção de 10 novas usinas nucleares até 2050. Ele também solicitou uma revisão abrangente das normas da Comissão Reguladora Nuclear, visando facilitar o avanço do setor.
Historicamente, os EUA enfrentaram desafios na construção de reatores nucleares, com apenas dois novos reatores construídos nos últimos 30 anos, ambos da Westinghouse. O projeto anterior, na Plant Vogtle, ficou 18 bilhões de dólares acima do orçamento e atrasado em sete anos, contribuindo para a falência da empresa. Desde então, a Westinghouse, agora sob a propriedade da Cameco e Brookfield Asset Management, se reestruturou e está pronta para um novo começo.
Além disso, a Westinghouse firmou uma parceria com o Google para integrar ferramentas de inteligência artificial no processo de construção dos reatores, buscando torná-lo mais eficiente e repetível. Essa inovação pode ser crucial para evitar os problemas enfrentados em projetos anteriores e acelerar a implementação da energia nuclear nos EUA.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.