14 de jul 2025
Califórnia será o primeiro estado dos EUA a usar IA para gerenciar apagões elétricos
Califórnia inova ao adotar inteligência artificial para otimizar a gestão de interrupções elétricas, prometendo maior eficiência e agilidade.

Torres de transmissão de energia e seus reflexos em um corpo d'água ao amanhecer - Yichuan Cao/Sipa USA via AP Images (Foto: Yichuan Cao/Sipa USA via AP Images)
Ouvir a notícia:
Califórnia será o primeiro estado dos EUA a usar IA para gerenciar apagões elétricos
Ouvir a notícia
Califórnia será o primeiro estado dos EUA a usar IA para gerenciar apagões elétricos - Califórnia será o primeiro estado dos EUA a usar IA para gerenciar apagões elétricos
A Califórnia está prestes a se tornar a primeira região da América do Norte a implementar inteligência artificial (IA) na gestão de interrupções da rede elétrica. O California Independent System Operator (CAISO) anunciará, durante o DTECH Midwest, um programa piloto com o software Genie, desenvolvido pela OATI. Esse sistema promete otimizar a análise de falhas e automatizar decisões críticas no futuro.
Atualmente, a gestão de interrupções na rede elétrica é um processo manual e demorado. Engenheiros do CAISO analisam relatórios de falhas, buscando palavras-chave relacionadas a manutenções, o que pode levar muito tempo. Com a IA, esse processo será agilizado, permitindo que o software realize análises em tempo real e gere relatórios proativos. Abhimanyu Thakur, vice-presidente da OATI, destaca que a nova abordagem consolidará dados de diferentes departamentos, aumentando a eficiência.
O uso de IA na energia não é uma novidade global. Em outros lugares, como na Austrália, tecnologias semelhantes já estão sendo utilizadas para prever a produção de energia solar e ajustar automaticamente a entrada de eletricidade na rede. A adoção de ferramentas de IA pode acelerar estudos sobre capacidade da rede e melhorar previsões climáticas, conforme apontado por um relatório do Departamento de Energia dos EUA.
Se o programa piloto com o Genie se mostrar eficaz, o CAISO poderá expandir a automação para outras áreas da gestão elétrica. Gopakumar Gopinathan, conselheiro sênior do CAISO, expressa otimismo cauteloso sobre o potencial da IA, afirmando que este é apenas o primeiro passo em direção a uma rede elétrica mais moderna e automatizada.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.