15 de jul 2025
Guitarra roubada dos Rolling Stones é encontrada em museu de Nova York após 54 anos
Guitarra de Mick Taylor, roubada em 1971, é redescoberta no Museu Metropolitano de Arte, revelando mistérios do rock.

Uma guitarra roubada dos Rolling Stones há mais de 50 anos ressurgiu em uma coleção recentemente adquirida pelo Met em Nova York. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Guitarra roubada dos Rolling Stones é encontrada em museu de Nova York após 54 anos
Ouvir a notícia
Guitarra roubada dos Rolling Stones é encontrada em museu de Nova York após 54 anos - Guitarra roubada dos Rolling Stones é encontrada em museu de Nova York após 54 anos
A guitarra Gibson Les Paul Standard de 1959, que pertenceu ao ex-guitarrista dos Rolling Stones, Mick Taylor, foi redescoberta após mais de 50 anos de desaparecimento. O instrumento foi roubado em 1971 durante as gravações do álbum Exile on Main St. na França, em um assalto que envolveu gangues de drogas. Na ocasião, nove guitarras e outros instrumentos foram levados.
Recentemente, a guitarra foi encontrada em uma coleção do Museu Metropolitano de Arte de Nova York, que recebeu um acervo de mais de 500 guitarras da "era de ouro" da fabricação de instrumentos nos Estados Unidos. A autenticidade da Les Paul foi confirmada por características únicas, como o padrão de flamejamento em sua madeira, que é considerado um "dedo digital" para esses modelos vintage.
Mick Taylor expressou sua surpresa ao saber que seu instrumento estava no museu. Sua empresária, Marlies Damming, destacou que existem várias fotos de Taylor tocando essa guitarra, que foi seu principal instrumento até o roubo. A localização da guitarra permaneceu um mistério até o anúncio do museu, que mencionou especificamente a Les Paul de Taylor em sua divulgação.
O roubo, que ocorreu em plena luz do dia, foi realizado por criminosos de Marselha, supostamente ligados a dívidas de Keith Richards. O caso deixou um rastro de incertezas e, até hoje, Taylor nunca recebeu compensação pela perda de seu instrumento. A redescoberta da guitarra não apenas reaviva a história do rock, mas também levanta questões sobre a recuperação de bens culturais perdidos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.