Breaking News

11 de jul 2025

Comer queijo à noite pode causar pesadelos, revela estudo sobre alimentação e sono

Estudo revela que a intolerância à lactose pode causar pesadelos e prejudicar a qualidade do sono em estudantes universitários.

Aquela pizza de muçarela de toda sexta-feira. Vai um pedaço aí, leitor? (Foto: Marcos Santos/USP imagens)

Aquela pizza de muçarela de toda sexta-feira. Vai um pedaço aí, leitor? (Foto: Marcos Santos/USP imagens)

Ouvir a notícia

Comer queijo à noite pode causar pesadelos, revela estudo sobre alimentação e sono - Comer queijo à noite pode causar pesadelos, revela estudo sobre alimentação e sono

0:000:00

Um estudo recente realizado com 1.082 estudantes da MacEwan University, no Canadá, revelou que a intolerância à lactose está ligada a pesadelos e à má qualidade do sono. Os pesquisadores investigaram a relação entre alimentação e descanso, destacando que certos alimentos, especialmente laticínios, podem impactar negativamente o sono.

Os participantes foram questionados sobre a qualidade do sono, a duração, a ocorrência de sonhos e pesadelos, além de sua saúde mental e física. Cerca de 40% acreditam que a alimentação noturna influencia o sono, e 25% afirmaram que determinados alimentos pioram a qualidade do descanso. Os laticínios, doces e alimentos picantes foram apontados como os principais vilões.

A pesquisa também identificou que 5,5% dos entrevistados associaram a alimentação ao tom de seus sonhos, considerando que laticínios e doces tornavam os sonhos mais perturbadores. A análise revelou que a intolerância à lactose estava relacionada a sintomas gastrointestinais, pesadelos e sono de baixa qualidade. O Dr. Tore Nielsen, líder do estudo, afirmou que o desconforto gastrointestinal pode afetar os sonhos e a qualidade do sono.

Relação entre Alimentação e Sono

Os cientistas ressaltam que ainda não está claro como a alimentação e o sono se influenciam mutuamente. É possível que uma dieta inadequada leve a um sono ruim, assim como um sono de má qualidade pode resultar em escolhas alimentares ruins. Mais pesquisas são necessárias para entender esses vínculos e os mecanismos envolvidos.

O Dr. Nielsen destacou a importância de estudar uma amostra mais ampla e diversificada para validar os resultados. Ele sugeriu a realização de experimentos que comparem a ingestão de laticínios com alimentos neutros antes de dormir, a fim de observar os efeitos sobre o sono e os sonhos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela