17 de jul 2025
Palácio de Versalhes transforma estátuas em guias interativos com tecnologia de IA
Palácio de Versalhes oferece interação com estátuas por meio de inteligência artificial, enriquecendo a experiência de milhões de visitantes.

Palácio de Versalhes, na França (Foto: Reprodução/Château de Versailles via Instagram)
Ouvir a notícia:
Palácio de Versalhes transforma estátuas em guias interativos com tecnologia de IA
Ouvir a notícia
Palácio de Versalhes transforma estátuas em guias interativos com tecnologia de IA - Palácio de Versalhes transforma estátuas em guias interativos com tecnologia de IA
O Palácio de Versalhes lançou uma experiência inovadora que permite aos visitantes interagir com as estátuas do local por meio de um dispositivo de inteligência artificial. A iniciativa, apresentada recentemente, é fruto de uma parceria entre a OpenAI e a start-up francesa Ask Mona.
Os turistas podem iniciar conversas com as estátuas utilizando um código QR disponível nos jardins do palácio. A interação ocorre em francês, inglês ou espanhol, permitindo que os visitantes façam perguntas sobre a história e curiosidades do local. Essa abordagem visa enriquecer a experiência dos mais de 8 milhões de visitantes que frequentam o palácio anualmente.
Christophe Leribault, presidente do Estabelecimento Público do Museu e do domínio nacional de Versalhes, destacou que a utilização da inteligência artificial oferece uma nova dimensão às visitas, sem a necessidade de grandes investimentos. "O Palácio de Versalhes testa hoje a inteligência artificial, cujas formidáveis capacidades enriquecerão consideravelmente a experiência dos visitantes", afirmou.
A responsável por parcerias na Europa da OpenAI, Julie Lavet, ressaltou que a tecnologia não apenas aumenta a produtividade, mas também atua como um motor de curiosidade. Marion Carré, presidente da Ask Mona, complementou que a IA transforma a forma como os visitantes se conectam com a história, tornando a visita mais interativa e envolvente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.