18 de jul 2025
Névoa no Rio é causada pela falta de ventos, explica especialista
Névoa densa encobre a orla da Zona Sul do Rio, com mínima de 11,8 °C; previsão indica calor e possibilidade de névoa novamente.

Névoa muda a paisagem do Rio nesta quinta-feira, e temperatura pode chegar a 30°C. (Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Névoa no Rio é causada pela falta de ventos, explica especialista
Ouvir a notícia
Névoa no Rio é causada pela falta de ventos, explica especialista - Névoa no Rio é causada pela falta de ventos, explica especialista
A cidade do Rio de Janeiro enfrentou ontem uma névoa densa que cobriu a orla da Zona Sul, ocultando o famoso Pão de Açúcar. A mínima registrada foi de 11,8 °C no Jardim Botânico, refletindo as condições de estabilidade atmosférica que têm predominado na região.
Esse fenômeno ocorre quando a umidade da superfície se condensa e não consegue se dispersar devido à falta de ventos. Segundo o meteorologista César Soares, da Climatempo, a ausência de ventos e a sequência de dias com céu limpo contribuem para a formação de névoas. "Durante o inverno, a estabilidade atmosférica provoca um acúmulo de umidade que resulta em névoas nas madrugadas", explica Soares.
A névoa começou a se dissipar por volta das 10h30, quando a temperatura começou a subir, alcançando uma máxima de 30,7 °C. Para hoje, a previsão é de máxima de 32 °C e mínima de 15 °C, com possibilidade de névoa novamente, mas sem previsão de chuvas até a próxima segunda-feira.
Atenção à Umidade
Os serviços de meteorologia alertam para o índice de umidade relativa do ar, que pode variar entre 21% e 30% em alguns pontos da cidade entre o fim da manhã e o início da tarde. A hidratação é essencial nesse período.
O fim de semana promete temperaturas amenas, com máxima de 25 °C e mínima de 15 °C no sábado, e máxima de 27 °C e mínima de 14 °C no domingo. O céu deve permanecer nublado a encoberto, com ventos moderados, proporcionando um clima mais fresco para os cariocas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.