22 de jul 2025
Festival de arte em São Paulo apresenta mais de 90 obras sobre alucinações da IA
A exposição "Synthetika" revela a criatividade da inteligência artificial em 93 obras até 7 de setembro, no Centro Cultural Fiesp.

Instalação interativa 'ReCollection' usa a IA para criar imagens em tempo real para lembranças contadas pelos visitantes (Foto: Divulgação/FILE 2025)
Ouvir a notícia:
Festival de arte em São Paulo apresenta mais de 90 obras sobre alucinações da IA
Ouvir a notícia
Festival de arte em São Paulo apresenta mais de 90 obras sobre alucinações da IA - Festival de arte em São Paulo apresenta mais de 90 obras sobre alucinações da IA
A interseção entre tecnologia e arte ganha destaque na mostra "Synthetika: a era da criatividade artificial", que ocorre em São Paulo até 7 de setembro. Com 93 obras de artistas de 30 países, a exposição explora as "alucinações" das inteligências artificiais, transformando falhas técnicas em oportunidades criativas. O evento é parte do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) 2025 e está localizado no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista.
A curadoria, realizada por Ricardo Barreto, Paula Perissinotto e Clarissa Vidotto, visa apresentar a IA como uma parceira no processo artístico. Entre as obras, destacam-se criações brasileiras que reinterpretam a natureza. Em "Aquarela de íons", os artistas Arthur Boeira e Gustavo Milward traduzem dados espaciais em uma experiência imersiva de sons e imagens. A instalação "Ouvir", de um artista conhecido como Craca, apresenta pássaros artificiais que interagem com o público, criando um diálogo sonoro.
Obras Internacionais e Interatividade
Dentre as obras internacionais, "ReCollection" dos artistas chineses Weidi Zhang e Rodger Luo permite que visitantes compartilhem memórias, que são transformadas em imagens em tempo real pela IA. Já "Unreal pareidolia", do japonês Scott Allen, gera novas imagens a partir das sombras de objetos cotidianos, explorando a percepção visual.
A programação inclui uma galeria de arte digital na fachada do Fiesp, com exibições diárias de 19h às 6h. As obras expostas são de artistas nacionais e internacionais, além de colaborações entre alunos da Universidade de São Paulo (USP) e do Istituto Europeo di Design (IED). A entrada é gratuita e limitada à ordem de chegada, permitindo que todos tenham acesso a essa nova era cultural marcada pela criatividade sintética.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.