Breaking News

24 de jul 2025

Paciente nos Estados Unidos morre após infecção por 'ameba comedora de cérebros'

A morte de um paciente na Carolina do Sul destaca o risco da Naegleria fowleri em águas doces quentes, com infecções letais raras.

Ameba Naegleria fowleri, conhecida como 'comedora de cérebros' (Foto: Reprodução Centros de Controle e Prevenção de Doenças - CDC)

Ameba Naegleria fowleri, conhecida como 'comedora de cérebros' (Foto: Reprodução Centros de Controle e Prevenção de Doenças - CDC)

Ouvir a notícia

Paciente nos Estados Unidos morre após infecção por 'ameba comedora de cérebros' - Paciente nos Estados Unidos morre após infecção por 'ameba comedora de cérebros'

0:000:00

Um paciente da Carolina do Sul faleceu após contrair uma infecção cerebral causada pela ameba Naegleria fowleri, conhecida como "comedora de cérebro". O caso foi confirmado nesta terça-feira (23) pelo Prisma Health Children’s Hospital-Midlands. A infecção, que resulta em meningoencefalite amebiana primária (PAM), apresenta uma taxa de mortalidade superior a 97% nos Estados Unidos desde a década de 1960.

As autoridades de saúde suspeitam que a infecção tenha ocorrido no Lago Murray, um popular destino turístico da região, embora não consigam confirmar o local exato. Este é o primeiro caso registrado no estado desde 2016. A médica Anna-Kathryn Burch, especialista em doenças infecciosas pediátricas, destacou que essas infecções são devastadoras e ocorrem quando a ameba entra no corpo pelo nariz, geralmente durante atividades recreativas em águas doces quentes.

Modo de Contágio e Prevenção

A infecção não é transmissível entre pessoas e não ocorre pela ingestão de água contaminada. O risco aumenta em ambientes aquáticos onde a água é forçada a entrar pelo nariz, como em mergulhos e saltos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) recomenda o uso de prendedores nasais ou a evitação de submersão da cabeça em águas doces quentes, especialmente em locais com baixa circulação de água.

Recentemente, outro caso foi registrado no Texas, onde uma mulher de 71 anos morreu após usar água de torneira possivelmente contaminada para irrigação nasal em um motorhome. A Naegleria fowleri é uma ameba de vida livre, presente em água doce e solo, e pode causar infecções letais ao penetrar nas fossas nasais e alcançar o cérebro.

Casos no Mundo

Embora os Estados Unidos sejam o principal país que monitora a doença, há relatos de infecções em outras partes do mundo. Em 2012, um surto no Paquistão resultou em 10 mortes associadas ao uso de água em rituais de ablução. No Brasil, foram registrados dois casos de infecção em bovinos no Rio Grande do Sul entre 2017 e 2019, indicando a presença do microrganismo no território. A especialista Denise Leal dos Santos alerta que, com a pesquisa adequada, novos casos podem ser identificados no país.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela