NotíciasCiência

24 de jul 2025

Unidades de conservação pertencem a todos e devem ser preservadas coletivamente

ICMBio autoriza ocupação indígena em reserva, levantando preocupações sobre a conservação da biodiversidade no Brasil.

Povoado indígena em APA (área de proteção ambiental) localizada em Manaus (AM) (Foto: Bruno Santos - 24.nov.2017/Folhapress)

Povoado indígena em APA (área de proteção ambiental) localizada em Manaus (AM) (Foto: Bruno Santos - 24.nov.2017/Folhapress)

Ouvir a notícia

Unidades de conservação pertencem a todos e devem ser preservadas coletivamente - Unidades de conservação pertencem a todos e devem ser preservadas coletivamente

0:000:00

Recentemente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou a ocupação da Reserva Biológica Bom Jesus, no litoral do Paraná, por uma comunidade indígena Guarani Mbya. Essa decisão gerou polêmica sobre a proteção das áreas de conservação no Brasil.

O artigo "Florestas megadiversas são legado dos povos indígenas", publicado em 20 de maio, defende que práticas extrativistas dos povos indígenas são essenciais para a preservação ambiental. No entanto, especialistas alertam que a ocupação permanente de unidades de conservação de proteção integral pode comprometer a biodiversidade. Estudos indicam que a presença contínua de humanos, mesmo com práticas tradicionais, pode levar à simplificação ecológica e à redução de espécies.

As unidades de conservação têm como objetivo garantir a preservação de ecossistemas em sua forma mais pura, sem intervenções humanas. O modelo de gestão inspirado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, é um exemplo a ser seguido, onde a presença humana é restrita a atividades turísticas sob rígidas regras.

A decisão do ICMBio é vista como uma inversão de prioridades, onde a proteção das áreas naturais é colocada em segundo plano em favor de interesses individuais. Preservar áreas intocadas não é exclusão, mas um compromisso com a ética intergeracional e a sustentabilidade. A sociedade brasileira deve reconhecer a importância das unidades de conservação de proteção integral para a manutenção da biodiversidade e o futuro do planeta.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela