29 de jul 2025
Brasil poderá observar duas chuvas de meteoros esta semana; saiba como assistir
Prepare se para observar o céu: entre 29 e 31 de outubro, chuvas de meteoros prometem espetáculo no Brasil.

Chuvas de meteoros estão previstas para acontecer entre esta terça-feira (29) e quinta-feira (31) (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Brasil poderá observar duas chuvas de meteoros esta semana; saiba como assistir
Ouvir a notícia
Brasil poderá observar duas chuvas de meteoros esta semana; saiba como assistir - Brasil poderá observar duas chuvas de meteoros esta semana; saiba como assistir
O céu brasileiro será iluminado por dois fenômenos astronômicos nesta semana, com as chuvas de meteoros Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas atingindo seu pico de atividade. Os melhores dias para observação são entre 29 e 31 de outubro, a partir da meia-noite, em locais com pouca poluição luminosa.
A Delta Aquáridas será a primeira a brilhar, com seu ápice entre a noite de terça (29) e a madrugada de quarta (30). Este evento pode proporcionar até 20 meteoros por hora, originando-se do cometa 96P/Machholz e visíveis na constelação de Aquário. Os meteoros cruzam o céu a uma velocidade de aproximadamente 40 km/s.
Em seguida, os Alpha Capricornídeos terão seu pico entre as noites de quarta (30) e quinta (31). Embora sua taxa de meteoros seja menor, cerca de cinco por hora, eles são conhecidos por sua lentidão e brilho intenso, viajando a cerca de 22 km/s e com origem na constelação de Capricórnio.
A visibilidade dos fenômenos será favorecida pela Lua em fase crescente, com cerca de 20% a 30% de iluminação, o que reduz a interferência luminosa. Para uma melhor experiência de observação, astrônomos recomendam:
- Escolher um local escuro e aberto
- Evitar a poluição luminosa das cidades
- Observar a partir da meia-noite
Esses eventos astronômicos são uma oportunidade única para os amantes do céu e da astronomia, proporcionando um espetáculo de "estrelas cadentes" em diversas regiões do Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.