29 de jul 2025
ElevenLabs traz vozes artificiais ao Brasil para transformar bancos e call centers
A ElevenLabs expande sua atuação no Brasil com inovações em voz artificial e um portfólio diversificado para grandes empresas.

Brunno Santos, country manager da ElevenLabs no Brasil: a empresa que dá emoção às máquinas chega ao país (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
ElevenLabs traz vozes artificiais ao Brasil para transformar bancos e call centers
Ouvir a notícia
ElevenLabs traz vozes artificiais ao Brasil para transformar bancos e call centers - ElevenLabs traz vozes artificiais ao Brasil para transformar bancos e call centers
A ElevenLabs, startup americana de voz artificial, inaugurou seu primeiro escritório no Brasil, localizado em São Paulo, neste mês. A iniciativa visa a expansão regional, focando em grandes corporações. Fundada em 2022 por dois engenheiros poloneses, a empresa já conta com 40 milhões de usuários globais e atende a 75% das empresas do Fortune 500.
De acordo com Brunno Santos, country manager da ElevenLabs no Brasil, a escolha do país se deve ao alto volume de acessos e à adesão local. O Brasil é o terceiro em tráfego no site global da empresa e o quinto em número de usuários pagos. A ElevenLabs oferece um portfólio de 10 produtos de inteligência artificial por voz, incluindo geração de voz com sotaque regional e tradução multilíngue em tempo real.
Inovações e Produtos
Um dos serviços mais destacados é o voice design, que permite a criação de vozes únicas com tom e emoção específicos para cada marca. A nova versão do modelo de síntese vocal, o V3, é a primeira a controlar emoções na entonação, com um tempo de resposta de apenas 75 milissegundos. A estrutura inicial da equipe no Brasil conta com cinco funcionários, mas a empresa planeja uma “expansão agressiva” até o final do ano.
As conversas com empresas que utilizam IA para atendimento por texto já estão avançadas. Santos afirma que a voz é o próximo passo, com o objetivo de estruturar agentes conversacionais com voz natural, ajustados por setor e dialeto regional. O Brasil é visto como um early adopter em tecnologias de automação de atendimento, o que deve acelerar a adoção de soluções de voz.
Mercado e Futuro
A ElevenLabs também opera um marketplace de vozes, remunerando criadores profissionais quando suas vozes são licenciadas. Em 2024, mais de US$ 2 milhões foram pagos a locutores e dubladores na plataforma. A empresa permite a clonagem vocal profissional mediante autorização legal, um diferencial importante para marcas com forte identidade sonora.
Para o futuro, a ElevenLabs planeja integrar seus sistemas a centrais telefônicas e desenvolver aplicações no ensino superior, utilizando tutores de IA que acompanham os alunos por voz. A empresa também criou uma ferramenta pública, o Voice Classifier, que identifica com 99% de precisão se uma gravação é gerada por IA, respondendo a preocupações sobre fraudes. Um evento local está programado para setembro, com o objetivo de promover boas práticas em IA de voz e impulsionar o mercado no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.