Breaking News

30 de jul 2025

Google apresenta nova IA para monitorar alterações climáticas na Terra

Google lança AlphaEarth Foundations, uma IA que mapeia mudanças climáticas e integra dados de satélites para decisões estratégicas.

Com a ferramenta, os usuários podem criar mapas personalizados para apoiar decisões estratégicas e pesquisas em áreas críticas como segurança alimentar, desmatamento, expansão urbana e gestão de recursos hídricos (Foto: Freepik)

Com a ferramenta, os usuários podem criar mapas personalizados para apoiar decisões estratégicas e pesquisas em áreas críticas como segurança alimentar, desmatamento, expansão urbana e gestão de recursos hídricos (Foto: Freepik)

Ouvir a notícia

Google apresenta nova IA para monitorar alterações climáticas na Terra - Google apresenta nova IA para monitorar alterações climáticas na Terra

0:000:00

O Google anunciou o lançamento da plataforma AlphaEarth Foundations, uma nova inteligência artificial projetada para mapear mudanças climáticas. A iniciativa, revelada em 30 de outubro, integra dados de satélites e visa fornecer mapas personalizados para pesquisadores e tomadores de decisão.

A gigante da tecnologia já possui uma infraestrutura robusta de computação em nuvem e parcerias com diversas organizações para coletar dados ambientais. A AlphaEarth Foundations faz parte de um conjunto maior de soluções de IA, desenvolvido pelo Google DeepMind em colaboração com o Google Earth Engine. O objetivo é oferecer uma visão holística das mudanças climáticas, conectando diferentes conjuntos de dados.

Com a capacidade de processar rapidamente grandes volumes de informações sobre observação terrestre, a plataforma alimenta o banco de dados Satellite Embedding, permitindo a criação de mapas de alta qualidade. Esses recursos são essenciais para áreas críticas como segurança alimentar, desmatamento e gestão de recursos hídricos.

Aplicações Práticas

O Google já está colaborando com mais de 50 organizações para testar a nova tecnologia em aplicações reais. No Brasil, o projeto MapBiomas utiliza a IA para mapear ecossistemas e monitorar a floresta amazônica. Globalmente, o Global Ecosystems Atlas classifica ecossistemas não mapeados, contribuindo para relatórios de mitigação climática para a ONU.

Nick Murray, Diretor do Laboratório de Ecologia Global da Universidade James Cook, destacou a importância da plataforma para identificar áreas prioritárias para conservação. Ele afirmou que a tecnologia revolucionará o mapeamento de ecossistemas desconhecidos.

Integração com Outras Ferramentas

Além disso, a nova plataforma se integrará a outras soluções do Google, como Google Maps e Google Cloud Platform, formando um pacote denominado Google Earth AI. Isso permitirá previsões meteorológicas detalhadas, detecção de incêndios florestais e melhorias no planejamento urbano e saúde pública. A iniciativa reforça o compromisso do Google em enfrentar os desafios ambientais globais com tecnologia avançada.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela