Zoox, unidade de robô-táxi da Amazon, supera obstáculo regulatório de segurança
A NHTSA permite que a Zoox demonstre seus robotáxis, encerrando investigação sobre segurança e abrindo caminho para expansão no mercado de transporte autônomo

A unidade de robotáxi Zoox da Amazon está aumentando a produção de veículos em uma nova instalação em Hayward, Califórnia. (Foto: Zoox)
Ouvir a notícia:
Zoox, unidade de robô-táxi da Amazon, supera obstáculo regulatório de segurança
Ouvir a notícia
Zoox, unidade de robô-táxi da Amazon, supera obstáculo regulatório de segurança - Zoox, unidade de robô-táxi da Amazon, supera obstáculo regulatório de segurança
A Zoox, empresa de veículos autônomos adquirida pela Amazon em 2020, superou um importante obstáculo regulatório. A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) concedeu à companhia uma isenção de requisitos, permitindo a realização de demonstrações de seus robotáxis. Essa decisão encerra uma investigação sobre a certificação de segurança dos veículos da empresa.
A NHTSA anunciou que a isenção é a primeira concedida a veículos fabricados nos Estados Unidos dentro de um programa recentemente ampliado. O chefe do conselho da NHTSA, Peter Simshauser, afirmou que essa mudança oferece confiança aos inovadores em transporte, garantindo uma revisão rápida de seus veículos. A Zoox deve remover declarações anteriores que afirmavam que seus veículos atendem a todos os padrões de segurança federal.
Expansão e Futuro
A NHTSA também informou que está encerrando uma investigação iniciada em março de 2023 sobre a auto-certificação da Zoox em relação aos padrões de segurança. A empresa expressou otimismo com a nova isenção, afirmando que está animada para avançar em seus planos. Em abril, o Departamento de Transporte dos EUA anunciou a expansão do programa de isenção para incluir veículos produzidos nacionalmente, antes restrito a veículos importados.
Essa flexibilização regulatória pode beneficiar não apenas a Zoox, mas também seus concorrentes. A Tesla, por exemplo, planeja desenvolver um CyberCab de dois lugares, sem volante ou pedais, e a nova política pode facilitar seus testes nas estradas públicas dos EUA.
A Zoox, que foi fundada há 11 anos e comprada por 1,3 bilhão de dólares, está se preparando para uma expansão significativa. Em junho, a empresa inaugurou uma fábrica de robotáxis na Baía de São Francisco, com a meta de produzir até 10 mil veículos por ano em plena capacidade. A companhia está focada em lançar um serviço comercial de transporte em Las Vegas, previsto para o final deste ano.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.