Intel anuncia desmembramento da Intel Capital em busca de nova estruturação financeira
Intel planeja desmembrar a Intel Capital, transformando a em firma independente. A unidade possui ativos de $ 5 bilhões e busca captar recursos externos. A empresa enfrenta seu pior ano desde 1971, com perdas significativas de mercado. Pat Gelsinger foi demitido como CEO, substituído por co CEOs interinos. Intel já vendeu divisões menores e está tornando Altera uma empresa pública.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Intel anuncia desmembramento da Intel Capital em busca de nova estruturação financeira
Ouvir a notícia
Intel anuncia desmembramento da Intel Capital em busca de nova estruturação financeira - Intel anuncia desmembramento da Intel Capital em busca de nova estruturação financeira
A Intel anunciou na terça-feira que planeja desmembrar a Intel Capital, sua divisão de capital de risco, transformando-a em uma empresa independente. Com R$ 5 bilhões em ativos, essa mudança permitirá que a Intel Capital busque investimentos de fontes externas, já que até agora era totalmente financiada pela Intel. A decisão ocorre em um contexto de dificuldades financeiras, com a empresa enfrentando seu pior desempenho no mercado de ações desde sua abertura em 1971, devido a erros estratégicos e perda significativa de participação de mercado.
Nos últimos anos, a Intel tem implementado cortes de custos e simplificado suas operações, enquanto investe pesadamente na construção de fábricas de chips avançados e tenta revitalizar sua unidade de chips para PCs. Em dezembro, a empresa demitiu Pat Gelsinger como CEO após um mandato problemático de quatro anos, sendo substituído por dois co-CEOs interinos, David Zinzner e Michelle Holthaus. Além disso, a Intel tem vendido ou encerrado várias divisões menores e realizado demissões como parte de um plano de contenção de despesas.
Atualmente, a Intel está em processo de desmembramento da Altera, especializada em chips simples conhecidos como FPGAs, com a intenção de torná-la uma empresa de capital aberto. A Intel também possui a maioria da Mobileye, uma empresa israelense que fabrica componentes e software para veículos autônomos. A Intel Capital, que pode ser renomeada, manterá sua equipe atual quando se tornar independente no segundo semestre de 2025.
Embora a Intel tenha sido pioneira no capital de risco corporativo, não é a primeira empresa de tecnologia a desmembrar sua divisão de investimentos. Em 2011, a SAP fez o mesmo com a SAP Ventures, que posteriormente foi renomeada para Sapphire Ventures. O capital de risco corporativo atingiu seu auge em 2021, quando arrecadou R$ 156 bilhões e participou de quase 3.800 negócios, mas os investimentos em startups caíram drasticamente desde então, principalmente devido ao aumento das taxas de juros iniciado em 2022.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.