15 de jan 2025
Mais da metade dos brasileiros viaja anualmente a lazer, aponta pesquisa do Ministério do Turismo
A pesquisa "Tendências de Turismo Verão 2025" foi encomendada pelo Ministério do Turismo. Destinos nacionais são preferidos por 63% dos brasileiros, com Salvador e Florianópolis em destaque. Alimentação é o maior gasto em viagens, representando 38% dos custos totais. Redes sociais influenciam 47% dos viajantes na hora de planejar suas viagens. Moradores do Norte e Centro Oeste têm maior interesse em explorar o Brasil, com 71%.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Mais da metade dos brasileiros viaja anualmente a lazer, aponta pesquisa do Ministério do Turismo
Ouvir a notícia
Mais da metade dos brasileiros viaja anualmente a lazer, aponta pesquisa do Ministério do Turismo - Mais da metade dos brasileiros viaja anualmente a lazer, aponta pesquisa do Ministério do Turismo
Mais da metade dos brasileiros viaja a lazer pelo menos uma vez ao ano, segundo a pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025, encomendada pelo Ministério do Turismo e realizada pela Nexus. Dentre os viajantes, 33% fazem uma viagem anual, 22% viajam de duas a três vezes e 6% realizam quatro ou mais viagens. A pesquisa também indica um crescente interesse em destinos nacionais, com 63% dos entrevistados escolhendo o Brasil como destino preferido caso ganhassem uma viagem.
Os dados mostram que os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (71%), pessoas entre 41 e 49 anos (72%) e aqueles com filhos maiores de idade (73%) são os que mais desejam explorar o país. Em contraste, os jovens de 16 a 24 anos (56%) e os solteiros (41%) tendem a optar por viagens internacionais. Os principais fatores que influenciam a escolha de destinos nacionais incluem belezas naturais, preços acessíveis e a possibilidade de reencontrar familiares.
Entre as preferências turísticas, as praias lideram, com 53% dos entrevistados indicando esse tipo de atração. A natureza e o ecoturismo aparecem em segundo lugar (29%), seguidos por atrações culturais e de saúde e bem-estar, ambas com 16%. Os principais custos das viagens são com alimentação, hospedagem e transporte aéreo, sendo que 22% consideram o transporte aéreo como o maior gasto, enquanto a alimentação representa 38% dos custos totais.
As redes sociais desempenham um papel importante no planejamento das viagens, com 47% dos entrevistados utilizando plataformas como Instagram e Facebook para buscar informações. A pesquisa foi realizada entre 14 e 28 de outubro de 2024, com um total de 5.542 entrevistas em todo o Brasil, refletindo as tendências e preferências dos turistas brasileiros.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.