Breaking News

10 de fev 2025

Warren Buffett e o valor do investimento: como acumular fortuna com sabedoria

Warren Buffett, defensor do investimento em valor, acumula fortuna de $150 bilhões. Especialistas destacam oportunidades em ações fora dos EUA, como construtoras britânicas. O MSCI World Value Index teve retornos anuais de 8,26% na última década. Riscos incluem a "armadilha do valor", onde ações parecem baratas, mas não são. Investidores devem considerar ações ignoradas pelo mercado, como petróleo e gás.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Warren Buffett e o valor do investimento: como acumular fortuna com sabedoria - Warren Buffett e o valor do investimento: como acumular fortuna com sabedoria

0:000:00

Warren Buffett, um defensor do investimento em valor, acumulou uma fortuna pessoal de cerca de R$ 150 bilhões. Esse método de investimento envolve comprar ações que estão abaixo de seu valor intrínseco, conforme explica Guy Spier, um investidor que se considera discípulo de Buffett. Ele destaca que ações com um índice preço sobre valor contábil (P/B) abaixo de 1 podem ser consideradas subvalorizadas, enquanto um índice preço sobre lucro (P/E) baixo sugere que o preço da ação é baixo em relação aos lucros da empresa.

Os investidores em valor geralmente mantêm suas ações por longos períodos, buscando um preço que reflita o valor intrínseco da empresa. Spier menciona que o foco deve ser em "comprar um bom negócio a um preço razoável e esquecê-lo por um longo tempo". Buffett, por sua vez, recomenda um período de manutenção "para sempre". Essa estratégia de longo prazo permite que os investidores ignorem flutuações de curto prazo, como eventos políticos.

O MSCI World Value Index, que inclui grandes empresas de 23 países, teve um desempenho inferior ao mercado nos últimos dez anos, com retornos anualizados de 8,26% em comparação com 13,56% do índice de crescimento. Exemplos de ações de valor incluem a seguradora Chubb, que reportou um índice combinado de 87,7%, e o banco sueco Handelsbanken, que apresenta uma avaliação atrativa e um rendimento de dividendos superior a 10%.

Para investidores interessados em oportunidades fora dos EUA, Philip Straehl, da Morningstar, sugere ações de construtoras britânicas e do setor automotivo europeu, que apresentam "grandes descontos". Buffett também investe em empresas fora dos EUA, como as casas de comércio japonesas, que ele considera bem geridas. Apesar das diferenças entre ações de valor e crescimento, Nygren observa que a distinção não é clara, pois investidores em valor também podem adquirir ações de empresas com bom potencial de crescimento se o preço for adequado.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela