14 de fev 2025
Vendas de varejo devem cair até 3,26% no trimestre, aponta Ibevar-FIA
O Ibevar – FIA Business School prevê queda de 2,86% no varejo restrito. Segmento ampliado deve enfrentar recuo de 3,26% nas vendas. Livros e revistas têm a maior queda, com alarmantes 56,88%. Apenas alimentos e supermercados apresentam crescimento nas vendas. Quedas acentuadas afetam diversos setores, indicando crise no varejo.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Vendas de varejo devem cair até 3,26% no trimestre, aponta Ibevar-FIA
Ouvir a notícia
Vendas de varejo devem cair até 3,26% no trimestre, aponta Ibevar-FIA - Vendas de varejo devem cair até 3,26% no trimestre, aponta Ibevar-FIA
As projeções de vendas do varejo realizadas pelo Ibevar – FIA Business School indicam uma queda no volume comercializado, tanto no conceito restrito, que exclui veículos e material de construção, quanto no ampliado, que os inclui. A previsão aponta para um recuo de 2,86% no varejo restrito e 3,26% no ampliado.
Entre os segmentos analisados, apenas Alimentos e Supermercados apresentam tendência de crescimento, com aumentos de 1,1% e 1,18%, respectivamente. Em contrapartida, a maioria dos setores deve enfrentar retrocessos significativos, com algumas categorias apresentando quedas acentuadas em relação à tendência histórica.
Os segmentos mais afetados incluem Livros e Revistas, com uma queda alarmante de 56,88%, seguido por Artigos de Uso Pessoal (-15,69%) e Móveis e Eletrodomésticos (-13,85%). Outros setores, como Material de Construção (-4,87%) e Tecidos e Vestuário (-4,67%), também devem registrar perdas, refletindo um cenário desafiador para o varejo.
Além disso, as vendas de Veículos e Peças devem recuar 3,92%, enquanto Material de Escritório e Combustíveis e Lubrificantes apresentam quedas de 3,89% e 1,4%, respectivamente. O único segmento com leve estabilidade é o de Artigos Médicos e Farmacêuticos, que deve ter uma redução de apenas 0,43%.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.