Breaking News

11 de abr 2025

Câmara dos Deputados promove audiência sobre compra do Banco Master pelo BRB

Comissão da Câmara debate compra do Banco Master pelo BRB, levantando questões sobre transparência e segurança ao consumidor.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Câmara dos Deputados promove audiência sobre compra do Banco Master pelo BRB - Câmara dos Deputados promove audiência sobre compra do Banco Master pelo BRB

0:000:00

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou a realização de uma audiência pública para discutir a aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). O evento, proposto pelo deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), contará com a presença do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e do CEO do Banco Master, Daniel Vorcaro. O objetivo é analisar os impactos da transação na economia e na proteção do consumidor.

Na justificativa, Marinho enfatiza a necessidade de atenção especial à operação, que envolve um banco público. Ele destaca preocupações relacionadas à transparência, governança pública e risco sistêmico associado ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC). A aquisição, que representa 75% do patrimônio líquido do Banco Master, levanta questões sobre o uso de recursos públicos em uma instituição privada com ativos de risco elevado.

Além dos líderes dos bancos envolvidos, foram convidados para a audiência o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e representantes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A data do evento ainda não foi definida, mas a discussão se torna relevante após o anúncio da compra, que surpreendeu o mercado em março.

Os senadores do Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos), Izalci Lucas (PL) e Leila Barros (PDT), já se reuniram com Galípolo para debater a operação. Com a aquisição, o BRB terá 58% do capital total do Banco Master, mas apenas 49% das ações ordinárias. A transação suscita um debate sobre a segurança das aplicações de pequenos investidores e a necessidade de um escrutínio mais rigoroso.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela