Breaking News

11 de mai 2025

Cidades fronteiriças enfrentam crise econômica com queda no turismo canadense

Queda no turismo canadense afeta cidades fronteiriças dos EUA, com duty frees registrando até 80% de redução nas vendas.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Cidades fronteiriças enfrentam crise econômica com queda no turismo canadense - Cidades fronteiriças enfrentam crise econômica com queda no turismo canadense

0:000:00

As relações entre os Estados Unidos e o Canadá enfrentam um novo desafio, com uma queda acentuada no turismo canadense em cidades fronteiriças como Port Huron e Sarnia. Desde a reimposição de tarifas pelo ex-presidente Donald Trump, as vendas em duty frees caíram até 80%, prejudicando a economia local.

O restaurante Freighters, localizado na fronteira, percebeu a diminuição no número de clientes canadenses. A funcionária Kristina Lampert relata que, antes, muitos vinham apenas para apreciar a vista, mas isso não ocorre mais. Dados da Customs and Border Protection (CBP) indicam que as travessias entre os dois países diminuíram cerca de 17% desde o início das tarifas.

Além disso, as viagens de canadenses para os EUA caíram quase 32% em comparação a março de 2024, segundo a Statistics Canada. As economias de Port Huron e Sarnia são interdependentes, e a redução no turismo afeta diretamente o comércio local. A executiva Barbara Barett, da Frontier Duty Free Association, afirma que algumas lojas de duty free enfrentam uma queda de 50% a 60% nas vendas.

Impacto nas Comunidades

O duty free de Sarnia, que serve como último ponto de compra antes de cruzar a fronteira, está sentindo os efeitos. Tania Lee, que administra a loja, observa que o movimento caiu drasticamente, especialmente em feriados como a Páscoa, tradicionalmente movimentados. “Estamos sofrendo devido ao dano colateral na fronteira”, diz Lee.

A situação também afeta a cidade de Port Huron. A prefeita Anita Ashford destaca que tanto residentes quanto canadenses estão frustrados com as tensões entre os países. Um estudo da US Travel Association aponta que uma queda de 10% no turismo canadense pode resultar em até 14 mil empregos perdidos e US$ 2,1 bilhões em negócios nos EUA.

As autoridades locais esperam que a situação melhore e que os responsáveis em Washington compreendam o impacto das políticas comerciais nas comunidades fronteiriças. “Precisamos um do outro”, conclui Ashford.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela