Breaking News

01 de jun 2025

Supermercados enfrentam escassez de mão de obra qualificada e têm 350 mil vagas abertas

Setor supermercadista brasileiro enfrenta 350 mil vagas abertas e busca parcerias para atrair jovens e trabalhadores acima de 60 anos.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Supermercados enfrentam escassez de mão de obra qualificada e têm 350 mil vagas abertas - Supermercados enfrentam escassez de mão de obra qualificada e têm 350 mil vagas abertas

0:000:00

O setor supermercadista no Brasil enfrenta um paradoxo: mesmo com 350 mil vagas abertas, há dificuldades para preencher essas posições. O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, destaca a escassez de mão de obra qualificada, citando uma parceria com o Exército Brasileiro para atrair jovens.

Milan observa que os jovens, que costumavam ver os supermercados como uma opção para o primeiro emprego, agora preferem trabalhos informais pela flexibilidade que oferecem. A taxa de desemprego no Brasil está em 6,6%, o menor índice para o período desde 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Hoje, são as empresas que procuram o trabalhador”, afirma Milan.

Parcerias e Diversificação

A Abras busca alternativas para recrutar e qualificar novos profissionais. A parceria com o Exército visa contratar jovens que completaram o serviço militar obrigatório. Milan explica que essa iniciativa envolve mapeamento de perfis e oferta de vagas com possibilidade de desenvolvimento profissional.

Além disso, o setor também está diversificando o perfil dos trabalhadores, incluindo pessoas acima de 60 anos, que têm maior disponibilidade de tempo. A associação propôs ao ministro do Trabalho a criação de um comitê para discutir formatos de contratação com horários adaptáveis às diferentes realidades dos trabalhadores.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela