04 de jun 2025
Demanda por hipotecas cai apesar da leve queda nas taxas de juros
Demanda por hipotecas continua baixa, apesar de leve queda nas taxas; aplicações para compra de imóveis aumentam 18% em um ano.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Demanda por hipotecas cai apesar da leve queda nas taxas de juros
Ouvir a notícia
Demanda por hipotecas cai apesar da leve queda nas taxas de juros - Demanda por hipotecas cai apesar da leve queda nas taxas de juros
As taxas de hipoteca apresentaram uma leve queda na última semana, mas isso não foi suficiente para aumentar a demanda por novos financiamentos. O volume total de aplicações para hipotecas caiu 3,9% em comparação com a semana anterior, conforme dados da Associação de Bancos Hipotecários (MBA). A taxa média de juros para hipotecas fixas de trinta anos, com valores de empréstimos de até R$ 806,5 mil, diminuiu de 6,98% para 6,92%.
As solicitações de refinanciamento também sofreram uma queda de 4% na última semana, embora tenham aumentado 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Joel Kan, economista da MBA, destacou que a atividade de refinanciamento caiu em ambos os segmentos, convencional e governamental, com o tamanho médio dos empréstimos sendo o menor desde julho de 2024.
As aplicações para compra de imóveis caíram 4% na última semana, mas ainda estão 18% acima do que eram no mesmo período do ano passado. O mercado imobiliário continua fraco, com vendas fechadas ainda abaixo do ano anterior, apesar do aumento na demanda por compras. O principal fator para esse aumento é a maior oferta de imóveis disponíveis, que atingiu o nível mais alto em cinco anos.
As taxas de hipoteca se mantêm estáveis no início desta semana, mas uma nova movimentação pode ocorrer na próxima sexta-feira, quando será divulgado o importante relatório mensal de emprego.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.