NotíciasEconomia

05 de jun 2025

Trump enfrenta desafios para trazer empregos de volta à indústria americana de vestuário

Guerra comercial de Trump enfrenta resistência; Saitex luta para aumentar produção nos EUA, mas falta mão de obra e custos são altos.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Trump enfrenta desafios para trazer empregos de volta à indústria americana de vestuário - Trump enfrenta desafios para trazer empregos de volta à indústria americana de vestuário

0:000:00

O presidente Donald Trump iniciou uma guerra comercial com o objetivo de trazer empregos de volta aos Estados Unidos, impondo tarifas a produtos de outros países, especialmente na indústria de vestuário e calçados. A Saitex, uma empresa de jeans, enfrenta dificuldades para aumentar a produção local devido à falta de mão de obra e altos custos.

A Saitex, com sede em Los Angeles, produz cerca de 70 mil pares de jeans por mês, mas sua operação depende de uma fábrica maior no Vietnã, onde são fabricados 500 mil pares mensalmente. As tarifas de Trump impactaram as cadeias de suprimento e levantaram questionamentos sobre a capacidade dos EUA de recuperar empregos industriais. Matt Priest, CEO da Footwear Distributors and Retailers of America, destacou que o país carece de trabalhadores, treinamento e tecnologia.

Recentemente, uma decisão da Corte de Comércio Internacional dos EUA considerou as tarifas ilegais, mas um tribunal suspendeu essa decisão temporariamente. Trump prometeu buscar alternativas para modificar as regras do comércio internacional. Durante a pandemia de Covid-19, as dificuldades logísticas se tornaram evidentes, complicando ainda mais a situação das cadeias de suprimento.

Sanjeev Bahl, presidente da Saitex, acredita que sua empresa pode ser um modelo para a manufatura nos EUA, mas enfrenta desafios significativos. A falta de fornecedores locais e o alto custo de operação dificultam a expansão. Atualmente, as fábricas americanas têm cerca de 500 mil vagas abertas na indústria, enquanto o país precisaria de 22 milhões de novos trabalhadores para recuperar a participação do setor industrial dos anos 1970.

Bahl sugere que, para trazer empregos de volta, o governo deveria considerar isenções tarifárias para empresas que estão expandindo suas operações nos EUA. A Saitex já investiu cerca de R$ 150 milhões no Vietnã e R$ 25 milhões nos Estados Unidos, mas a recuperação desse investimento pode levar anos. Se as tarifas sobre o Vietnã forem mantidas, a Saitex poderá ter que redirecionar sua produção para outros mercados, como a Europa.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela