08 de jul 2025
Visa analisa desafios e oportunidades para comércios populares no Brasil
A Visa reporta crescimento expressivo nas transações digitais em polos comerciais, destacando a popularização do pagamento por aproximação.

Cartões Visa - (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Visa analisa desafios e oportunidades para comércios populares no Brasil
Ouvir a notícia
Visa analisa desafios e oportunidades para comércios populares no Brasil - Visa analisa desafios e oportunidades para comércios populares no Brasil
A Visa divulgou um aumento expressivo nas transações digitais em quatro importantes polos de comércio popular no Brasil entre 2023 e 2024. Os locais analisados foram a Rua 25 de Março e o Brás, em São Paulo, o Mercadão do Saara, no Rio de Janeiro, e o Mercado Ver-o-Peso, em Belém. O destaque ficou para o uso de pagamentos por aproximação, que em alguns casos triplicou.
Na Rua 25 de Março, as compras online cresceram 261% nas transações pessoais e quase 110% nas corporativas. O uso de pagamento por aproximação aumentou cerca de 30% para consumidores e 90% para empresas. As datas de maior movimentação foram a Black Friday, com alta de 65%, e o Dia das Mães, que registrou crescimento de quase 70%.
No Brás, o cenário foi ainda mais impressionante, com um aumento de 345% nas transações por aproximação com cartões empresariais em comparação a 2023. No total, as transações para consumidores cresceram 30% e 145% para empresas. As datas de pico foram novamente a Black Friday e as férias de dezembro e janeiro.
Tendências de Pagamento
A análise da Visa reflete uma tendência crescente no uso de pagamentos digitais, especialmente em áreas de grande movimentação comercial. O pagamento por aproximação se destaca como uma tecnologia que facilita as transações, atraindo tanto consumidores quanto empresas. A evolução dos hábitos de consumo indica uma adaptação rápida às novas tecnologias financeiras, que prometem transformar o comércio popular no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.