11 de jul 2025
Bolsonaro apresenta PL com dois cenários para explorar tarifaço na política
Bolsonaristas veem no tarifaço de Trump uma oportunidade para culpar Lula pela crise econômica, enquanto o agronegócio enfrenta dilemas de apoio.

O ex-presidente Jair Bolsonaro com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump (Foto: Alan Santos/Presidente da República)
Ouvir a notícia:
Bolsonaro apresenta PL com dois cenários para explorar tarifaço na política
Ouvir a notícia
Bolsonaro apresenta PL com dois cenários para explorar tarifaço na política - Bolsonaro apresenta PL com dois cenários para explorar tarifaço na política
Integrantes da cúpula do PL, partido de Jair Bolsonaro, ignoraram os impactos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e mantiveram a expectativa de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o principal prejudicado. Um representante do PL afirmou que a crise econômica pode ser usada para reforçar a narrativa de que a gestão petista é responsável pela alta dos preços.
A análise do PL se divide em dois cenários. O primeiro prevê um impacto significativo na economia, com aumento da inflação e dos juros, o que poderia levar a uma reprovação maior ao governo Lula. Nesse contexto, os bolsonaristas pretendem intensificar o discurso nas redes sociais, atribuindo a culpa ao atual presidente. O segundo cenário sugere que, caso essa estratégia não funcione, Jair Bolsonaro poderia se apresentar como o "salvador da pátria", buscando diálogo com Trump para reverter os prejuízos.
O tarifaço também gera tensões no agronegócio, setor que historicamente apoiou Bolsonaro. Empresários e políticos do ramo enfrentam um dilema: contestar a medida de Trump sem reconhecer a influência do bolsonarismo na crise. Essa situação pode testar a relação do agronegócio com o ex-presidente e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Levantamentos recentes indicam que 78% das menções à crise nas redes sociais expressam repúdio à taxação dos produtos brasileiros e à atuação da família Bolsonaro, especialmente do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro. A situação atual coloca o agronegócio em uma posição delicada, exigindo uma resposta que não comprometa sua relação com o bolsonarismo, enquanto busca defender seus interesses diante da crise econômica.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.