16 de jul 2025
Brasil ganha nova vice-presidência no Banco Mundial com ex-chefe do IBGE
Susana Cordeiro Guerra assume cargo no Banco Mundial em meio a desafios econômicos na América Latina, ampliando sua influência política.

A economista brasileira Susana Cordeiro Guerra, que assumirá vice-presidente no Banco Mundial (Foto: Licia Rubinstein/IBGE Notícias)
Ouvir a notícia:
Brasil ganha nova vice-presidência no Banco Mundial com ex-chefe do IBGE
Ouvir a notícia
Brasil ganha nova vice-presidência no Banco Mundial com ex-chefe do IBGE - Brasil ganha nova vice-presidência no Banco Mundial com ex-chefe do IBGE
Susana Cordeiro Guerra é nomeada vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina
A economista Susana Cordeiro Guerra, ex-presidente do IBGE durante o governo Jair Bolsonaro, foi nomeada vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina. A informação foi divulgada pelo colunista Lourival Sant’Anna, da CNN Brasil. Cordeiro Guerra, que atualmente ocupa um cargo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), assume a nova posição em um momento crucial para a região.
A nova vice-presidente possui uma forte rede de contatos em Washington, onde estão localizados o Banco Mundial e o BID. Ela é casada com Elbridge Colby, número 2 do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e mantém relações próximas com Ivanka Trump e seu marido, Jared Kushner. Cordeiro Guerra é madrinha de uma das filhas do casal, o que reforça suas conexões políticas.
No Brasil, a economista também é bem relacionada, especialmente com o ex-ministro da Economia Paulo Guedes, que a indicou para o IBGE. Cordeiro Guerra deixou o cargo em março de 2021, após cortes significativos no orçamento do Censo de 2022, o que gerou controvérsias na época. Sua nova função no Banco Mundial pode trazer impactos relevantes para as políticas econômicas e sociais na América Latina.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.