16 de jul 2025
Demanda por hipotecas cai 10% com aumento das taxas e preocupações econômicas
Taxas de hipoteca em alta reduzem solicitações em dez por cento, indicando um mercado imobiliário em retração e incertezas econômicas.

Victor Becerra observa sua propriedade localizada ao lado de um imóvel recentemente vendido na Wapello St. em Altadena, CA, em 4 de junho de 2025. (Foto: Robert Gauthier | Los Angeles Times | Getty Images)
Ouvir a notícia:
Demanda por hipotecas cai 10% com aumento das taxas e preocupações econômicas
Ouvir a notícia
Demanda por hipotecas cai 10% com aumento das taxas e preocupações econômicas - Demanda por hipotecas cai 10% com aumento das taxas e preocupações econômicas
As taxas de hipoteca nos Estados Unidos subiram para 6,82%, resultando em uma queda de 10% nas solicitações de hipoteca na última semana. O aumento, que segue uma leve desaceleração na demanda, é atribuído a preocupações renovadas sobre tarifas e a economia, segundo a Associação de Bancos Hipotecários (MBA).
O índice ajustado sazonalmente da MBA revelou que o volume total de aplicações para hipotecas caiu, com as solicitações para compra de imóveis diminuindo 12% em relação à semana anterior. Apesar da queda, esse número ainda é 13% maior do que no mesmo período do ano passado. Joel Kan, vice-presidente da MBA, destacou que a alta nas taxas de hipoteca foi impulsionada por um aumento nos rendimentos dos títulos do Tesouro, que também subiram devido a incertezas econômicas.
Impacto no Refinanciamento
As aplicações para refinanciamento de empréstimos habitacionais também sofreram uma queda de 7% na última semana, embora ainda estejam 25% acima do que eram no ano passado. Kan observou que a diminuição nas solicitações de refinanciamento foi liderada por uma queda de 22% nas refinanciamentos do VA, que reverteram ganhos da semana anterior.
O mercado imobiliário, que viu um aumento na oferta de imóveis desde o início do ano, enfrenta agora uma retração na demanda dos compradores. Mesmo potenciais vendedores estão hesitando em colocar suas propriedades à venda, à medida que os preços das casas começam a se suavizar.
Perspectivas Futuras
As taxas de hipoteca continuam a subir no início desta semana, mesmo diante de dados de inflação mais elevados do que o esperado. Matthew Graham, COO da Mortgage News Daily, comentou que as tarifas estão impactando a economia, embora em menor escala do que muitos analistas previam. O cenário atual sugere que a recuperação do mercado imobiliário pode enfrentar desafios adicionais nos próximos meses.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.