Iraque aumenta produção de petróleo em 30% e impacta mercado global
Iraque planeja aumentar exportações de petróleo Basrah Medium em agosto, elevando a oferta global e desafiando as metas da OPEP+.

Iraque se prepara para ampliar embarques de petróleo em agosto (Foto: Anton Petrus/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Iraque aumenta produção de petróleo em 30% e impacta mercado global
Ouvir a notícia
Iraque aumenta produção de petróleo em 30% e impacta mercado global - Iraque aumenta produção de petróleo em 30% e impacta mercado global
O Iraque planeja aumentar os embarques de petróleo Basrah Medium em agosto, prevendo exportações sem destino específico entre 17 milhões e 18 milhões de barris. Esse volume representa um aumento de 20% a 30% em relação à média mensal anterior. A informação foi divulgada pela Bloomberg e indica uma elevação significativa na produção do país, que é o segundo maior produtor da OPEP+.
As exportações de Basrah Medium são amplamente negociadas por grandes empresas, como Shell, TotalEnergies e China National Petroleum Corp. O aumento nas remessas ocorre em um momento em que a OPEP+ enfrenta desafios para moderar a oferta global de petróleo, com a Arábia Saudita pedindo cautela aos membros do grupo. O Iraque já excedeu suas cotas de produção em ocasiões passadas, e novos incrementos podem dificultar o cumprimento das metas estabelecidas.
Contexto do Aumento
Em junho, os embarques totais de petróleo bruto do Iraque alcançaram cerca de 3,35 milhões de barris por dia, com o Basrah Medium representando mais de 60% desse total. A estatal SOMO, responsável pela comercialização do petróleo iraquiano, ainda não divulgou o plano de exportação completo para agosto. Além do Basrah Medium, o programa deve incluir cargas do Basrah Heavy e pequenos volumes do tipo Qayara.
Apesar de recentes ataques de drones na região do Curdistão, os fluxos de petróleo não foram afetados, uma vez que a SOMO não realiza exportações de petróleo bruto daquela área. O aumento das exportações iraquianas poderá intensificar as preocupações sobre um possível excesso de oferta no mercado global, desafiando os esforços da OPEP+ para equilibrar a produção.
Tags: #alimentação #apps #corrupção #guerra #Conflitos #geopolítica #economia #relações internacionais
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.