18 de jul 2025
Operação contra Bolsonaro pode complicar negociações tarifárias com os EUA
A ação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro pode agravar tarifas comerciais com os Estados Unidos e impactar o agronegócio brasileiro.

Bolsonaro e Trump, durante encontro em 2019 (Foto: Alan Santos/Presidência da República)
Ouvir a notícia:
Operação contra Bolsonaro pode complicar negociações tarifárias com os EUA
Ouvir a notícia
Operação contra Bolsonaro pode complicar negociações tarifárias com os EUA - Operação contra Bolsonaro pode complicar negociações tarifárias com os EUA
A Polícia Federal cumpriu mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira, 18, em Brasília. Essa ação pode complicar as negociações tarifárias do Brasil com os Estados Unidos, segundo analistas do mercado.
O estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz, aponta que o presidente dos EUA, Donald Trump, pode intensificar sua postura em relação a tarifas, uma vez que já havia vinculado a taxação ao processo contra Bolsonaro. Setores como o agronegócio, que inclui produtos como frutas e peixes, podem ser os mais afetados, especialmente se as negociações sobre tarifas de 50% se arrastarem.
Bolsonaro já é considerado inelegível, e a definição sobre sua situação pode influenciar a escolha de um candidato da centro-direita para as eleições de 2026. Cruz destaca que uma resolução rápida do caso poderia facilitar a definição do opositor ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Gabriel Mota, da Manchester Investimentos, também acredita que a ação da PF pode levar o mercado a precificar tarifas mais altas. Para ele, o cenário exige atenção a um possível novo movimento de Trump sobre as tarifas. Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, complementa que as possibilidades de negociações tarifárias são limitadas, o que pode impactar ainda mais a economia brasileira.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.