18 de jul 2025
Trump propõe isenção de impostos sobre gorjetas e gera dúvidas entre trabalhadores
Trabalhadores com gorjetas poderão deduzir até $25 mil, mas a IRS ainda não definiu quais ocupações se qualificam para a nova regra.

O presidente dos EUA, Donald Trump, chega para falar sobre sua política de acabar com o imposto sobre gorjetas em Las Vegas, Nevada, em 25 de janeiro de 2025. (Foto: Mandel Ngan | Afp | Getty Images)
Ouvir a notícia:
Trump propõe isenção de impostos sobre gorjetas e gera dúvidas entre trabalhadores
Ouvir a notícia
Trump propõe isenção de impostos sobre gorjetas e gera dúvidas entre trabalhadores - Trump propõe isenção de impostos sobre gorjetas e gera dúvidas entre trabalhadores
A nova legislação aprovada nos Estados Unidos, parte do "big beautiful bill" de Donald Trump, estabelece uma dedução de até $25.000 para gorjetas entre 2025 e 2028. Embora o nome sugira isenção, os impostos sobre gorjetas permanecem, incluindo impostos sobre folha de pagamento e estaduais.
A dedução é limitada a trabalhadores de ocupações específicas, mas a IRS ainda precisa esclarecer quais profissões se qualificam. Estima-se que em 2023, cerca de 4 milhões de trabalhadores nos EUA estavam em ocupações que recebem gorjetas, representando 2,5% do total de empregos. Contudo, o número de trabalhadores que realmente se beneficiarão da dedução pode ser menor, já que algumas categorias, como artistas e músicos, estão excluídas.
Para que as gorjetas sejam dedutíveis, elas devem ser "devidamente reportadas" pelos empregadores, conforme a legislação. Isso implica que os empregadores precisam registrar as gorjetas em formulários como W-2 ou 1099, que são enviados tanto ao trabalhador quanto à IRS. No entanto, a nova lei também aumentou os limites de renda para certos relatórios, o que pode complicar a elegibilidade de trabalhadores que não recebem esses formulários.
Além disso, a definição de gorjetas qualificadas inclui apenas aquelas pagas voluntariamente pelo cliente, o que levanta dúvidas sobre a inclusão de taxas de serviço obrigatórias. Especialistas em finanças alertam que muitos trabalhadores podem não relatar suas gorjetas, o que pode impactar a eficácia da nova dedução. A IRS deve fornecer mais orientações sobre a implementação da lei em breve.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.