21 de jul 2025
Trump prioriza negociações comerciais lentas, afirma secretário do Tesouro dos EUA
Trump prioriza qualidade em acordos comerciais e não apressará negociações antes da imposição de tarifas de 50% em agosto.

Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA. (Foto: Andrew Harnik/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Trump prioriza negociações comerciais lentas, afirma secretário do Tesouro dos EUA
Ouvir a notícia
Trump prioriza negociações comerciais lentas, afirma secretário do Tesouro dos EUA - Trump prioriza negociações comerciais lentas, afirma secretário do Tesouro dos EUA
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou que o presidente Donald Trump não irá acelerar acordos comerciais antes de 1º de agosto, data em que tarifas de 50% sobre produtos importados de diversos países, incluindo o Brasil, entrarão em vigor. Bessent destacou que o foco do governo americano está na qualidade dos acordos, não na rapidez.
Durante entrevista à CNBC, Bessent afirmou: "Não vamos nos apressar só para fechar acordos." Ele também mencionou a possibilidade de novas tarifas, que poderiam pressionar países a negociar melhores condições. O secretário indicou que a decisão sobre prazos adicionais para negociações produtivas caberia apenas a Trump.
Além disso, Bessent renovou as ameaças tarifárias, sugerindo que um aumento nas taxas sobre importações poderia forçar nações a chegarem a "acordos melhores." O secretário também se referiu à China, com quem os EUA assinaram uma trégua comercial recentemente, afirmando que haverá "conversas em um futuro muito próximo."
O acordo firmado em Genebra resultou na redução das tarifas americanas sobre produtos chineses de 145% para 30%, enquanto as tarifas retaliatórias da China caíram de 125% para 10%. Bessent observou que, apesar do bom momento do comércio, existem questões pendentes, como a compra de petróleo iraniano e russo pela China, que precisam ser discutidas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.