22 de jul 2025
BRB e Master discutem compra do banco em reunião com diretoria do BC
BRB e Banco Master discutem aquisição de 58% com Banco Central, enquanto problemas de documentação podem reduzir o escopo da operação.

Vista aérea da sede do Banco Central, em Brasília (Foto: Pedro Ladeira - 21.jun.24/Folhapress)
Ouvir a notícia:
BRB e Master discutem compra do banco em reunião com diretoria do BC
Ouvir a notícia
BRB e Master discutem compra do banco em reunião com diretoria do BC - BRB e Master discutem compra do banco em reunião com diretoria do BC
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, se reuniram nesta terça-feira (22) com diretores do Banco Central para discutir a aquisição de 58% do banco privado. O encontro, que incluiu diretores da área de fiscalização e organização do sistema financeiro, teve como foco a análise da documentação da operação.
A compra, inicialmente anunciada em março, enfrenta desafios. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, já havia mencionado que o escopo da operação ainda estava sendo definido, o que pode resultar em uma fatia menor do que a prevista. Problemas de documentação foram identificados em ativos e passivos do Banco Master, o que pode levar à exclusão de alguns itens do perímetro da compra.
Além disso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu um processo administrativo para investigar a cúpula do BRB, focando na elaboração das demonstrações financeiras de 2024. O balanço investigado revelou um lucro líquido recorrente de R$ 282 milhões, um aumento de 41% em relação ao ano anterior, impulsionado pela expansão da carteira de crédito.
A aprovação da compra pelo Cade já foi concedida, mas a operação ainda depende do aval final do Banco Central. As discussões em torno da aquisição geraram preocupações entre parlamentares do Distrito Federal e os principais bancos do país, refletindo a complexidade e a importância dessa transação no cenário financeiro nacional.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.