23 de jul 2025
Desconto na conta de água para famílias de baixa renda começa em SP nesta quarta-feira
Tarifa Social Paulista amplia benefícios para 748 mil novas famílias, totalizando 2,2 milhões de pessoas com descontos significativos.

Bolsonaro se reúne com aliados na sede do PL enquanto aguarda Moraes: 'Não posso falar' (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Desconto na conta de água para famílias de baixa renda começa em SP nesta quarta-feira
Ouvir a notícia
Desconto na conta de água para famílias de baixa renda começa em SP nesta quarta-feira - Desconto na conta de água para famílias de baixa renda começa em SP nesta quarta-feira
A partir de 23 de julho, a Tarifa Social Paulista será ampliada, beneficiando 748 mil novas famílias e totalizando 2,2 milhões de pessoas com descontos nas contas de água e esgoto. O programa, que atende famílias de baixa renda, é uma iniciativa do governo paulista e será retroativo a junho.
Os descontos variam entre 50% e 78%, dependendo da categoria em que as famílias se enquadram. As categorias incluem a Vulnerável, que oferece 78% de desconto para famílias com renda per capita de até um quarto do salário mínimo, e a Social I, com 72% de desconto para aquelas com renda de meio salário mínimo. A nova categoria, Social II, concede 50% de desconto para famílias em favelas e áreas urbanas informais.
Adaptação e Transição
O governo implementará um período de adaptação para aqueles que perderem a elegibilidade ao benefício. Durante os primeiros três meses, os usuários serão notificados, mas não haverá alteração nos descontos. Após esse período, descontos progressivos de 50% e 25% serão aplicados ao longo de nove meses, permitindo uma transição gradual.
Além disso, o Fundo de Apoio à Universalização (Fausp), com investimentos estimados em R$ 1 bilhão, será utilizado para garantir a ampliação da tarifa diferenciada. Cerca de 30% do valor arrecadado com a privatização da Sabesp foi direcionado para esse fundo, que visa universalizar o acesso à água e esgoto até 2029.
Eventos e Futuro
A data marca um ano desde a privatização da Sabesp, que arrecadou R$ 14,77 bilhões para o governo paulista. Durante um evento de prestação de contas, o diretor-presidente da Sabesp, Carlos Piani, anunciou a contratação da empresa Rotas Rurais para realizar um censo nas áreas rurais do estado, visando identificar regiões que necessitam de melhorias no acesso a água e esgoto. O censo deve mapear mais de 820 mil domicílios até julho de 2026.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.