25 de jul 2025
Dólar fraco favorece a política tarifária de Trump, afirma ex-presidente
Trump defende um dólar mais fraco, destacando vantagens econômicas a uma semana de novos acordos tarifários.

Trump viajará à Escócia para visitar campos de golfe e se reunir com o premier do Reino Unido (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Dólar fraco favorece a política tarifária de Trump, afirma ex-presidente
Ouvir a notícia
Dólar fraco favorece a política tarifária de Trump, afirma ex-presidente - Dólar fraco favorece a política tarifária de Trump, afirma ex-presidente
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que um dólar mais fraco pode trazer benefícios econômicos, como tarifas mais altas e facilidades para o pagamento de dívidas. Em declarações feitas na Casa Branca, antes de sua viagem à Escócia, Trump destacou que, apesar de sua preferência por uma moeda forte, um dólar desvalorizado pode gerar vantagens.
"Um dólar fraco faz com que as tarifas valham muito mais e facilita o pagamento da dívida", disse Trump, enfatizando que há aspectos positivos que são difíceis de explicar ao público. Sua declaração surge em um momento crítico, a uma semana do prazo de 1º de agosto, quando os parceiros comerciais dos EUA devem apresentar novos acordos tarifários. Caso contrário, Washington aplicará tarifas unilaterais que podem variar de 15% a 50%, como no caso do Brasil.
Quando o dólar se desvaloriza, os preços dos produtos importados aumentam, resultando em tarifas mais elevadas em termos absolutos. O índice do dólar americano, que mede a moeda em relação a uma cesta de seis divisas, registrou uma desvalorização de 6,29% no último ano. Trump também criticou países como Japão, Coreia do Sul e China, que, segundo ele, se beneficiam de moedas fracas.
"Eles estão sempre lutando por isso e é assim que realmente dominaram ao longo dos anos", afirmou Trump, sem abordar a desconfiança crescente dos investidores em relação ao dólar, que se intensificou devido a preocupações sobre o déficit americano.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.