25 de jul 2025
Trinta por cento dos brasileiros consideram medidas contra Bolsonaro descabidas
Trinta por cento dos brasileiros consideram inadequadas as medidas cautelares do STF contra Jair Bolsonaro, segundo pesquisa recente.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Trinta por cento dos brasileiros consideram medidas contra Bolsonaro descabidas
Ouvir a notícia
Trinta por cento dos brasileiros consideram medidas contra Bolsonaro descabidas - Trinta por cento dos brasileiros consideram medidas contra Bolsonaro descabidas
A pesquisa Pulso Brasil, divulgada nesta sexta-feira, 25, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), revela que 30% dos brasileiros consideram descabidas as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro. As restrições incluem o uso de tornozeleira eletrônica e limitações na comunicação.
Por outro lado, 29% da população avaliam as medidas como adequadas. Além disso, 25% dos entrevistados consideram as restrições leves, enquanto 13% as veem como exageradas. O levantamento, que ouviu 2.500 pessoas entre 19 e 22 de julho, possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95,45%.
As medidas foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, que alegou risco de fuga de Bolsonaro e possibilidade de coação no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O STF também indicou que o ex-presidente e seu filho, Eduardo Bolsonaro, estariam tentando obstruir o andamento do processo.
Detalhes das Medidas
As restrições incluem recolhimento domiciliar das 19h às 6h em dias úteis e durante todo o final de semana. Além disso, Bolsonaro está proibido de acessar ou divulgar conteúdos em suas redes sociais, bem como de se comunicar com diplomatas ou outros réus e investigados, incluindo seu filho.
O ministro Moraes alertou sobre o risco de prisão caso as medidas sejam descumpridas. As investigações em curso visam apurar a articulação de sanções estrangeiras contra autoridades brasileiras, que teriam como objetivo interferir na ação penal em que Bolsonaro é réu.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.