Breaking News

25 de jul 2025

Trump propõe 'reembolso' de tarifas, mas especialistas alertam para desafios

Trump considera reembolsos a consumidores com receita de tarifas, mas especialistas alertam sobre riscos ao déficit e à inflação.

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres enquanto deixa a Casa Branca em 25 de julho de 2025, em Washington, DC. Trump está viajando para seus campos de golfe em Balmedie, na Escócia, esta semana. (Foto: Chip Somodevilla/Getty Images)

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres enquanto deixa a Casa Branca em 25 de julho de 2025, em Washington, DC. Trump está viajando para seus campos de golfe em Balmedie, na Escócia, esta semana. (Foto: Chip Somodevilla/Getty Images)

Ouvir a notícia

Trump propõe 'reembolso' de tarifas, mas especialistas alertam para desafios - Trump propõe 'reembolso' de tarifas, mas especialistas alertam para desafios

0:000:00

O governo dos EUA, sob a liderança de Donald Trump, está avaliando a possibilidade de oferecer reembolsos a alguns consumidores, utilizando a receita gerada por tarifas elevadas sobre parceiros comerciais. Durante uma coletiva na Casa Branca, Trump afirmou que a administração está considerando essa medida, destacando que "temos tanto dinheiro entrando que estamos pensando em um pequeno reembolso".

A proposta surge em um contexto de crescente preocupação com o déficit orçamentário federal. Especialistas, como Alex Durante, economista sênior da Tax Foundation, expressam ceticismo sobre a viabilidade da ideia sem a aprovação do Congresso. Durante ressaltou que "não seria uma boa política" e que seria preferível usar a receita para reduzir o déficit em vez de distribuir cheques.

Os dados mais recentes do Departamento do Tesouro indicam um superávit inesperado em junho, impulsionado por receitas de tarifas que totalizaram cerca de 27 bilhões de dólares, um aumento significativo em relação ao mês anterior. No entanto, essa proposta de reembolso pode exacerbar o déficit, que já está sob pressão devido ao pacote fiscal aprovado em julho, que pode adicionar 3,4 trilhões de dólares ao déficit até 2034.

A ideia de reembolsos também levanta preocupações sobre a inflação. Joseph Rosenberg, do Urban-Brookings Tax Policy Center, alertou que a distribuição de pagamentos diretos poderia aumentar a pressão sobre os preços, potencialmente intensificando os efeitos inflacionários já causados pelas tarifas. A inflação, que já foi impactada por estímulos fiscais durante a pandemia, pode ser acentuada se os consumidores começarem a gastar os reembolsos, segundo análises recentes.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela