26 de jul 2025
Sistema Guandu reduz capacidade e abastecimento pode ser comprometido pelas chuvas
Cedae alerta para possíveis interrupções no abastecimento de água no Rio de Janeiro após chuvas fortes; população deve economizar.

Sistema Guandu, operado pela Cedae (Foto: Luiz Alvarenga/Divulgação Cedae)
Ouvir a notícia:
Sistema Guandu reduz capacidade e abastecimento pode ser comprometido pelas chuvas
Ouvir a notícia
Sistema Guandu reduz capacidade e abastecimento pode ser comprometido pelas chuvas - Sistema Guandu reduz capacidade e abastecimento pode ser comprometido pelas chuvas
As fortes chuvas e ventos que atingiram o Rio de Janeiro nesta sexta-feira impactaram a produção de água da Cedae. No sábado, a companhia anunciou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu opera com 89% de sua capacidade, o que pode afetar o abastecimento em diversas áreas da cidade e municípios vizinhos.
Os técnicos da Cedae estão monitorando a qualidade da água, que foi comprometida pela captação de água bruta. A empresa recomenda que a população economize água até que a situação se normalize. Bairros do Centro e das Zonas Sul e Norte do Rio, além de municípios como Belford Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, podem enfrentar interrupções no fornecimento.
A concessionária Águas do Rio orienta os moradores a reservarem água de cisternas e caixas d’água para atividades essenciais. Para emergências, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 195 0 195, que oferece atendimento gratuito e suporte via WhatsApp.
Impactos na Zona Oeste
Na Zona Oeste, a Iguá também informou que pode haver oscilações no abastecimento, como baixa pressão em alguns pontos da rede. A empresa está com equipes em campo para monitorar a situação e minimizar os impactos. A normalização do sistema ocorrerá gradualmente após a recuperação total da produção.
Além disso, a Rio+Saneamento, que atende 22 bairros da Zona Oeste, também alertou sobre possíveis interrupções. Entre os bairros afetados estão Bangu, Campo Grande e Santa Cruz. Para situações emergenciais, caminhões-pipa estão disponíveis mediante solicitação pelos canais oficiais de atendimento.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.