27 de jul 2025
Tarifas de serviços públicos sofrem aumento e impactam consumidores brasileiros
EUA enfrentam déficits e dólar fraco, enquanto diálogo com China se torna urgente, excluindo o Brasil das negociações.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Tarifas de serviços públicos sofrem aumento e impactam consumidores brasileiros
Ouvir a notícia
Tarifas de serviços públicos sofrem aumento e impactam consumidores brasileiros - Tarifas de serviços públicos sofrem aumento e impactam consumidores brasileiros
Os Estados Unidos enfrentam um cenário econômico desafiador, marcado por déficits em conta corrente e um dólar enfraquecido. Essa situação se agrava com a adoção de um protecionismo tóxico, que exclui o Brasil das discussões necessárias com a China. Historicamente, os EUA mantiveram um papel central na economia global, utilizando seu "privilégio exorbitante" para garantir liquidez e estabilidade monetária, como demonstrado pelo Acordo do Plaza em 1985.
Naquela época, o dólar estava forte, mas o déficit comercial americano era elevado. A solução foi um acordo que desvalorizou o dólar em relação a outras moedas, como o iene e o marco alemão. Hoje, a situação é diferente, pois os EUA não conseguem desvalorizar sua moeda da mesma forma. O enfraquecimento do dólar já chega a 10%, e a perda da classificação AAA pelos EUA indica uma fragilidade econômica crescente.
A necessidade de diálogo com a China se torna cada vez mais urgente, mas os americanos parecem optar por um caminho isolacionista. Essa postura pode agravar ainda mais a situação econômica global, já que a China ocupa uma posição semelhante à que o Japão e a Alemanha tinham na década de 1980. A falta de um entendimento entre as duas potências pode resultar em consequências negativas para a economia mundial, enquanto o Brasil, que poderia ser um interlocutor, permanece à margem dessas discussões.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.