29 de jul 2025
Stellantis mantém projeções financeiras, mas alerta sobre decisões difíceis à frente
Stellantis enfrenta prejuízo de € 2,3 bilhões no primeiro semestre de 2025, mas prevê recuperação na segunda metade do ano.

Um novo veículo Jeep Wrangler 4-Door Sahara 4x4 exibido à venda em uma concessionária da Stellantis NV em Miami, Flórida, EUA, no sábado, 5 de abril de 2025. (Foto: Eva Marie Uzcategui | Bloomberg | Getty Images)
Ouvir a notícia:
Stellantis mantém projeções financeiras, mas alerta sobre decisões difíceis à frente
Ouvir a notícia
Stellantis mantém projeções financeiras, mas alerta sobre decisões difíceis à frente - Stellantis mantém projeções financeiras, mas alerta sobre decisões difíceis à frente
A Stellantis, montadora que inclui marcas como Jeep e Fiat, registrou um prejuízo líquido de 2,3 bilhões de euros no primeiro semestre de 2025. O resultado é uma queda acentuada em relação ao lucro de 5,6 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior. A empresa havia cancelado suas projeções financeiras em abril, citando incertezas tarifárias.
Recentemente, a montadora reestabeleceu suas expectativas financeiras, prevendo uma recuperação na segunda metade do ano. O CEO Antonio Filosa destacou que, apesar dos desafios, a empresa está comprometida em corrigir problemas e capitalizar sobre suas forças. Ele afirmou que 2025 será um ano difícil, mas com sinais de melhora gradual.
A Stellantis espera um aumento nas receitas líquidas e uma margem de lucro operacional ajustada de um dígito baixo no segundo semestre. A receita líquida totalizou 74,3 bilhões de euros, refletindo uma queda de 13% em relação ao ano anterior, com a América do Norte apresentando as maiores perdas, com uma queda de 25% nas remessas.
Impacto das Tarifas
A empresa atualizou sua previsão de impacto tarifário para cerca de 1,5 bilhão de euros, sendo 300 milhões de euros desse total já contabilizados no primeiro semestre. As tarifas impostas pela administração dos EUA, que agora são de 15% sobre a maioria dos produtos da UE, foram um fator significativo para o desempenho financeiro da montadora.
Embora a receita tenha caído em várias regiões, a América do Sul apresentou crescimento, impulsionado pela demanda na Argentina. A Stellantis aposta em novos modelos, como o Fiat Grande Panda, para reverter a situação e aumentar as vendas, enquanto enfrenta a pressão de concorrentes, especialmente de fabricantes chineses.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.