31 de jul 2025
Congonhas implementa sala de embarque remoto ampliada a partir da próxima quarta-feira
A nova sala de embarque remoto do Aeroporto de Congonhas ampliará a capacidade até 2028, preparando se para receber voos internacionais e aeronaves maiores

Sala de embarque remoto lotada no aeroporto de Congonha; nova estrutura dobra o tamanho do local (Foto: Danilo Verpa- 9.5.25/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Congonhas implementa sala de embarque remoto ampliada a partir da próxima quarta-feira
Ouvir a notícia
Congonhas implementa sala de embarque remoto ampliada a partir da próxima quarta-feira - Congonhas implementa sala de embarque remoto ampliada a partir da próxima quarta-feira
O Aeroporto de Congonhas, sob administração da Aena desde outubro de 2023, passará por uma significativa modernização. A nova sala de embarque remoto, que será inaugurada em 6 de setembro, ampliará sua área de 1.400 m² para 3.000 m². Essa estrutura, que é provisória, será desativada após a conclusão das obras, previstas para 2028.
A nova sala de embarque remoto é a primeira etapa da reforma do aeroporto, que visa aumentar a capacidade de passageiros e modernizar as instalações. Com a ampliação, o espaço será mais confortável para os viajantes, especialmente durante os horários de pico. A Aena planeja melhorar a infraestrutura de alimentação, relocando cafés para áreas menos congestionadas.
Reformas em Andamento
O projeto de reestruturação do aeroporto, que custará R$ 2,4 bilhões, inclui a construção de 19 pontes de embarque, substituindo as atuais 12. Além disso, a distância entre as pistas de taxiamento e a pista principal será aumentada para 158 metros, atendendo às normas internacionais. A reforma está dividida em três etapas, com a primeira já em execução, envolvendo demolições e melhorias nas pistas.
A segunda fase prevê a transferência das companhias aéreas para hangares provisórios, enquanto a terceira fase incluirá a instalação das novas pontes de embarque e um sistema moderno de controle de bagagens. O objetivo é aumentar o fluxo de passageiros de 22 milhões para 29 milhões anualmente até 2053.
Futuro do Aeroporto
A Aena também considera a possibilidade de utilizar a nova estrutura de embarque para voos internacionais, especialmente para destinos na América do Sul. Com a modernização, o aeroporto poderá receber aeronaves maiores, como o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10, aumentando a eficiência operacional. Atualmente, Congonhas realiza 44 operações de pousos e decolagens por hora, sem previsão de ampliação desse número.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.